Voltar para a tela anterior.

Audiência Pública debate longevidade e qualidade de vida dos idosos

Executivo envia Plano Municipal do Idoso à Câmara na próxima quinta-feira (01)


 

Dentro das comemorações do dia do idoso promovido pelo município, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara promoveu na tarde desta segunda-feira (28), no plenário da Casa, uma Audiência Pública para debater a questão de saúde e qualidade de vida dos idosos.

A socióloga Vânia Heredia apresentou dados sobre longevidade. As mulheres morrem depois dos homens apesar de ficarem mais doentes. E, salientou que uma das maiores preocupações das pessoas que envelhecem é manter a independência. A ideia do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa e a qualidade de vida.

O médico geriatra Roberto Bigarela também destacou que o envelhecimento precisa acontecer com qualidade de vida, e não acompanhada de doenças crônicas e degenerativas como está acontecendo na atualidade. A grande conquista do século foi o aumento da expectativa de vida, o desafio agora é aumentar a qualidade.

Para o ginecologista Dino Roberto Soares de Lorenzi o envelhecimento está sendo caracterizado pela feminização. A expectativa de vida da mulher já ultrapassa a do homem ocasionando a feminização do envelhecimento. As mulheres vivem mais, mas não necessariamente com mais saúde.

A Presidente do Conselho Municipal do Idoso Viviane Guedes Tramontin explicou as ações do Conselho e informou os números de casos de denúncia, principalmente por negligência e agressões físicas e psicológicas. Em 2004 o número de casos foi 11 e já em 2008 os casos denunciados aumentaram para 101. Estamos em setembro e já tem 65 casos de denúncia neste ano. O Conselho tem como objetivo garantir os direitos dos idosos de Caxias. Viviane Tramontin destacou o tema do Conselho deste ano: Respeitar um idoso de hoje é pensar no você de amanhã.

A Deputada Estadual Marisa Formolo/PT mencionou a importância de envelhecer bem. Quando acreditamos na capacidade que o envelhecimento do tempo tem, faz a vida ser mais saborosa porque aprendemos coisas que o tempo ajudou a ensinar. Fizemos prioridades com as crianças, agora precisamos fazer com os idosos.

O Vereador Mauro Pereira/PMDB falou que a maior preocupação é com a questão da saúde. Os planos estão tirando o direito quando a pessoa começa a atingir certa idade. Uma das ações é apoiar toda a decisão no que trata de recursos para melhorar a saúde.

O Vereador Edio Elói Frizzo/PSB demostrou preocupação no que se refere a empréstimos bancários. A questão das consignações, dos empréstimos com os bancos, é de uma irresponsabilidade. Deve haver um acompanhamento do INSS para não comprometer a renda dos aposentados.

A Vereadora Ana Corso/PT, presidente da Comissão, informou que a Câmara irá receber o Plano Municipal do Idoso no próximo dia 1º. É uma lei que o município estará nos enviando onde prevê políticas públicas em atenção ao idoso. A longevidade tem crescido, o governo terá que dar conta.

Na próxima quinta-feira (01) às 16h a Câmara recebe a visita de idosos que participarão da Sessão Ordinária. A programação completa das comemorações do 'Dia do Idoso' segue até o dia 27 de outubro e pode ser conferida no site da prefeitura www.caxias.rs.gov.br

 

 

28/09/2009 - 17:00
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo