Voltar para a tela anterior.

Secretários de escolas reivindicam valorização

Foram debatidas questões como os pré-requisitos para concursos públicos


Em reunião promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo na tarde desta terça-feira (08), os membros da Comissão de Secretários da Rede Municipal de Ensino questionaram a valorização e qualificação dos secretários que atuam nas escolas.

Os integrantes reclamaram dos pré-requisitos exigidos nos concursos públicos para secretários, como ter apenas ensino fundamental. Há 20 anos são os mesmos critérios mas, as responsabilidades mudaram e muito, informou a Secretária Rosângela Corrêa da Escola Padre Antônio Vieira. Rosângela disse ainda, que para assinar as documentações exigidas no decorrer do trabalho é necessário ter ensino médio. É uma contradição.

O Coordenador Marcos Antônio da Silva informou que não há incentivos para a qualificação do profissional. Ele destacou que existem cursos disponibilizados pelo Ministério da Educação e que a Secretaria da Educação/SMED não tem convênio para propiciá-los. A qualificação é necessária se não, quem fica desamparada é a comunidade. O Coordenador mencionou que foram realizadas reuniões com a Smed, entretanto, não houve resposta às demandas apresentadas.

Os membros da Comissão abordaram ainda, a questão de o cargo de secretário estar abaixo do agente administrativo. Foram citados trabalhos de extrema importância realizados pelos secretários, como estatísticas, que implicam no recebimento de verbas federais, e senso escolar, funções que não são exercidas por agentes administrativos, que muitas vezes ganham um salário mais elevado.

O Presidente da Comissão Vereador Daniel Guerra/PSDB informou que a Comissão poderá tomar os encaminhamentos necessários para obtenção de respostas da SMED e salientou a importância das reivindicações. Essas questões estão ligadas ao que é essencial para a comunidade, a educação. E isso nos preocupa.

 

08/12/2009 - 16:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo