Voltar para a tela anterior.

Audiência Pública discute transporte coletivo

Poderes Executivo e Legislativo ouvem a população


 

Na manhã de sábado (05), foi realizada uma Audiência Pública, convocada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, presidida pelo Vereador Mauro Pereira/PMDB. O objetivo foi ouvir a opinião da sociedade sobre a prorrogação ou não do contrato com a Viação Santa Teresa. A empresa é responsável pelo transporte coletivo urbano em Caxias do Sul. Na oportunidade, além dos Vereadores, estavam presente o Vice-Prefeito Alceu Barbosa Velho e o Secretário de Transportes Vinícius Ribeiro. O poder executivo encaminhou o projeto com um novo regramento para que o contrato seja prorrogado por mais dez anos.

 

Na audiência foram ouvidos representantes da população, presidentes de bairros entre outras representações. As opiniões estavam bem dividas, como o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário Otacimar Kulmann da silva, em seu discurso, afirma que a empresa Visate é séria e cumpre o contrato, sou a favor da renovação do contrato. Luis pisetti, Presidente da Associação do Bairro Madureira, diz que tem 26 propostas a serem colocadas no contrato da Visate. Sou a favor da prorrogação, mas vamos fiscalizar pra que tudo seja cumprido. Já Oscar Pessoa, representante do Bairro Garbim, é contra a concessão pois acredita que o assunto precisa ser melhor discutido. Tânia Meneses, representante da UAB, questiona sobre qual a garantia de que as exigências da população vão estar no contrato. Pedro Ribeiro de Abreu, representante do Bairro Sagrada Família, afirma que é contra a prorrogação, caso as novas regras do contrato não forem cumpridas. Já Cassiano Fontana, Presidente da Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros, é favorável a prorrogação, mas com responsabilidade. Cassiano atribuiu a culpa dos problemas com o transporte, a Secretaria de Transportes. As pessoas querem agilidade e tarifas baixas.

Entre outras opiniões que foram mais de trinta, ouvidas e registradas para que os Vereadores possam decidir conforme a vontade da maioria da população.

 

A Vereadora Geni Peteffi/PMDB, também Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, se pronunciou dizendo que os Vereadores vão acatar todas as solicitações que fizeram, vamos conversar com o Executivo, com a Secretaria de Transporte. Estamos aqui pra atender a comunidade e antes de votarmos vamos discutir mais o assunto, conforme as emendas apresentadas pelo povo nessa audiência.Pedro Incerti/PDT diz ter ouvido de algumas pessoas que tudo está sendo feito muito depressa mas que essas mesmas pessoas não apresentaram propostas. Tem tempo pra discussão, tem tempo pra propostas. Acho poderíamos estudar a redução do valor. Rodrigo Beltrão/PT diz que o foco do debate é melhorar o transporte e baratear a tarifa. Temos que acabar com o monopólio. Se for preciso uma nova licitação, faremos. O executivo tem que assumir a função de órgão fiscalizador. Mauro Pereira/PMDB, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, acredita que tudo o que foi dito na audiência tem fundamento, tudo vai ser ouvido e discutido. Sou a favor da prorrogação. Gustavo Toigo/PDT afirma que a Visate está comprometida com a sociedade. As sugestões serão levadas em consideração. Cabe a nós decidir com base no que foi colocado aqui. Assis Melo/PC do B acredita que discutir o transporte coletivo com a prorrogação é muito simplificado. Sou a favor do monopólio. Mas precisamos de mais tempo, é apressar demais decidir até o dia 15 de dezembro. Denise Pessôa/PT afirma que para se discutir uma prorrogação deveria haver 100% de aprovação do povo, e não é a realidade. O que garante a qualidade não é a empresa é o edital da licitação. Peço a licitação com discussão de um ano com o Sindicato dos Trabalhadores.

O Presidente da Câmara, Vereador Edio Elói Frizzo/PSB diz ter ficado satisfeito com as manifestações, tudo será repassado às Comissões. Os projetos encaminhados a casa pelo Prefeito não foi em regime de urgência. A decisão de votar esse ano é da câmara.

O Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Vinícius Ribeiro, se manifestou dizendo aceitar as críticas e sugestões para a modificação da cidade. Diz saber que muito precisa ser melhorado mas que também muito já foi realizado. Vamos tentar não aumentar o valor da passagem.

São integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os Vereadores:

Arlindo Bandeira/PP

Denise Pessôa/PT

Geni Peteffi/PMDB

Gustavo Toigo/PDT

Mauro Pereira/PMDB - Presidente

05/12/2009 - 14:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo