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Problemática da BR-116 gera debate em plenário

Vereadores abordaram, ainda, o terceiro anel viário e incentivo ao transporte coletivo


Os problemas relacionados ao intenso tráfego de veículos, no trecho urbano da BR-116 que corta Caxias do Sul, e o plano funcional do chamado contorno sul da rodovia pautaram a sessão ordinária desta quarta-feira (13). O vereador Vinicius Ribeiro/PDT levantou o assunto ao destacar que, na tarde da última segunda-feira, o prefeito José Ivo Sartori apresentou o plano do contorno sul ao governador Tarso Genro, em Porto Alegre. Ele buscou apoio para viabilizar a obra junto ao governo federal.

Com cerca de 24,76 quilômetros, o contorno sul, ou terceiro anel viário, deve começar próximo ao Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), indo até Ana Rech, pontos onde acessa diretamente a Rota do Sol (RSC-453). O encontro da rodovia com a BR-116 se daria, conforme o projeto da Secretaria Municipal do Planejamento, na altura do bairro Santa Corona.

Vinicius destacou que o terceiro anel viário consistirá em uma via de trânsito rápido, sem acesso direto aos terrenos localizados às margens da rodovia. Lembrou, ainda, que essa rodovia seria uma alternativa à BR-116, cujo trecho que vai desde a rótula da Avenida São Leopoldo até a encruzilhada de Ana Rech é de competência do estado do Rio Grande do Sul, conforme ele.

O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB salientou que o município realiza obras no trecho, mas acaba apontado pelo Tribunal de Contas, em função da responsabilidade ser do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), e não do Executivo caxiense.

Para o vereador Gustavo Toigo/PDT, a obra do Contorno Sul não será simples, podendo se estender por dez anos, a partir do seu início. O vereador Francisco Spiandorello/PSDB disse acreditar que esse trecho precisa ser trabalhado logo, uma vez que a BR-116 está com a sua capacidade saturada.

Presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Casa, a vereadora Denise Pessôa/PT esteve em reunião com o diretor-geral do DAER/RS, José Francisco Fogaça Thormann, na manhã de hoje, em Porto Alegre. Segundo ela, a comissão foi informada, pelo órgão, que a responsabilidade viária pelo trecho urbano da BR-116 que corta Caxias do Sul é de competência da prefeitura municipal.

O DAER, conforme a parlamentar, se diz responsável, apenas, pela manutenção do trecho, enquanto atribui ao município, desde que com autorização do Departamento, as obras ligadas diretamente aos pedestres, como instalação de semáforos e, até mesmo, de passarelas.

Na sessão, o vereador Vinicius também repercutiu a participação no Simpósio SAE BRASIL de Mobilidade Urbana, realizado hoje, em Caxias do Sul. Contou que diversas autoridades discutiram sobre melhorias, na mobilidade, e soluções para amenizar os problemas de congestionamento, nos centros urbanos. Segundo ele, o assunto mais levantado no encontro foi a priorização do transporte coletivo, que representa uma das principais formas de tirar os veículos pessoais de circulação.

Enquanto isso, o vereador Renato Oliveira/PCdoB rebateu dizendo que o transporte coletivo precisa melhorar bastante, para que seja uma opção aos automóveis. Comentou que, com a redução dos impostos sobre os carros, as pessoas de menor renda têm condições de adquirir um carro popular. Quando fazem isso, elas buscam se locomover com rapidez e segurança, o que não é fornecido pelo transporte coletivo, atualmente, na cidade, observou.

Toigo criticou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, segundo ele, é compartilhado com os municípios. Enfatizou que o desenvolvimento econômico não pode vir às custas do endividamento da população.

13/06/2012 - 21:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


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