Voltar para a tela anterior.

Toigo critica a condução final do processo Paese

Para ele, a conclusão do relatório deveria ter envolvido toda a comissão processante


A condução final dos trabalhos da comissão processante recebeu críticas do vereador Gustavo Toigo/PDT na sessão ordinária desta terça-feira (15). Presidido pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT, o grupo concluiu pela procedência da quebra de decoro do ex-vereador Harty Moisés Paese/PDT. Porém, a redação do parecer final motivou desentendimento antes do início da plenária da última quinta-feira, entre Beltrão e o relator do processo, vereador Pedro Incerti/PDT. Para Toigo, os três membros deveriam ter deliberado juntos, sobre o texto.

Em resposta, Beltrão atentou que esse ato conjunto já havia ocorrido em 2 de maio, data da última reunião da comissão. Na oportunidade, o petista e a vereadora Geni Peteffi/PMDB (presidente da Casa), também membro, votaram pelo envio do assunto ao plenário, enquanto que Incerti foi voto vencido pelo arquivamento. Geni também referiu a reunião do início do mês e sustentou que não ocorreu falha no encaminhamento final.

Toigo emendou dizendo que os fatos precisam ser melhor apurados. Salientou que, a seu ver, tanto Beltrão quanto Incerti, de alguma forma, erraram.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT lamentou que o assunto tenha que ser levado à Comissão de Ética da Casa, presidida pelo vereador Guiovane Maria/PT. Como a bancada petista decidiu pedir análise por suposta quebra de decoro parlamentar de Incerti. Nós, do PDT, também faremos o mesmo questionamento em relação a Beltrão, observou. Ambos os ofícios foram protocolados no final da tarde de hoje e serão lidos no início do expediente da sessão de amanhã.

A Câmara está formulando um agravo para recorrer da liminar que suspendeu a sessão de julgamento por quebra de decoro parlamentar do ex-vereador Paese, que estava prevista para ontem. Na sexta-feira passada, o Legislativo caxiense acatou decisão da juíza de direito Maria Aline Vieira Fonseca, da 2ª Vara Civil, que deferiu o pedido de suspensão da defesa do ex-vereador.

Paese responde por quebra de decoro parlamentar, devido à apresentação de atestados médicos falsos, para justificar ausências nas plenárias de 21, 22 e 28 de junho e 5 de julho de 2011. Ele já devolveu a quantia decorrente daquelas faltas, através de cheque, no valor de R$ 1.870,97.

No início deste mês, a comissão processante, que analisava o caso, decidiu pela procedência da acusação por quebra de decoro, feita pela Mesa Diretora do ano passado, então presidida pelo vereador Marcos Daneluz/PT.

15/05/2012 - 20:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo