Voltar para a tela anterior.

Alaor repercute plano de despoluição de arroios e esgoto

Segundo ele, até o fim do ano, 86% dos dejetos serão tratados


O Plano Municipal de Despoluição de Arroios foi destaque no pronunciamento do vereador Alaor de Oliveira/PMDB, líder de governo na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta terça-feira (15). De acordo com o parlamentar, citando pesquisa do Instituto Trata Brasil, 55,5% da população brasileira não está ligada a nenhum tipo de rede de esgoto, número que, em Caxias do Sul, é de 12%.

Até o final deste ano, conforme Alaor, a cidade terá 86% do esgoto tratado. Hoje, apenas 15% dos dejetos recebem tratamento nas estações Serrano, Dal Bó, Cânyon, Ana Rech e Vitória. O líder do governo enfatizou que há grande expectativa em relação à conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tega, que terá capacidade para 440 litros por segundo e vai limpar o arroio homônimo a médio e longo prazo. Os dejetos passarão por desinfecção antes de voltar para o arroio, que não terá mais aquele odor característico, explicou.

Alaor enfatizou que além da ETE Tega, estão previstas outras quatro, Samuara, Pinhal, Belo e Pena Branca, todas com as obras estão em andamento. Para ele, esse projeto representa um avanço para a cidade, contribuindo com o bem-estar da população.

Para os vereadores peemedebistas Edson da Rosa e Felipe Gremelmaier, o programa de despoluição de arroios atende questãos de saúde pública, segurança e qualidade de vida.

Já para Francisco Spiandorello/PSDB, trata-se de uma visão administrativa que vai se refletir no futuro. Segundo o vereador Vinicius Ribeiro/PDT um dólar investido em saneamento básico economizaria três dólares que seriam gastos em saúde, fazendo uma comparação a economia que se faz ao investir em projetos preventivos.

15/05/2012 - 20:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo