Voltar para a tela anterior.

Troféu Mulher Cidadã é entregue em sessão solene

Mais de 200 pessoas prestigiaram a homenagem da Câmara


Seis mulheres de destaque na sociedade foram agraciadas, na noite desta quinta-feira (10/05), com o troféu Mulher Cidadã. A premiação aconteceu em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Amanhã, será comemorado o Dia da Mulher Caxiense. O requerimento teve a autoria da Mesa Diretora da Casa. Mais de 200 pessoas prestigiaram a solenidade. O 2º vice-presidente, Francisco Spiandorello, conduziu os trabalhos.

A vereadora Denise Pessôa/PT manifestou-se em nome do Legislativo. Destacou que as homenageadas exercitam as suas atividades em prol da igualdade de gênero e da justiça social, em benefício do município. Observou que a homenagem coincide com o período em que o Brasil é presidido, pela primeira vez, por uma mulher. A parlamentar salientou que Dilma Rousseff também foi a primeira mulher a presidir uma conferência das Organização das Nações Unidas.

Em nome das homenageadas, Cleodes Piazza enfatizou as conquistas femininas ao longo dos últimos anos, como a ascensão trabalhista frente aos homens. Acrescentou que a mulher tem assumido, cada vez mais, um papel decisório nos rumos da sociedade. É um orgulho observar a esperança e a constante luta das mulheres, enalteceu.

Para a coordenadora do Conselho Municipal da Mulher, Luciane Demenech, essa premiação fortalece a busca das mulheres pela igualdade. Citou, por exemplo, a influência delas na educação, na representatividade política, no trabalho comunitário.

A deputada estadual Maria Helena Sartori/PMDB salientou estudos que apontam as mulheres com maior grau de escolaridade, em relação aos homens, entre o universo de eleitores. Lamentou, porém, que, em média, as mulheres são remuneradas na faixa de 70% do que recebem os homens.

A secretária municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, transmitiu o reconhecimento do prefeito José Ivo Sartori à trajetória de vida das homenageadas.

A edição de 2012 homenageou a Irmã Maria Apollônia Paniz na categoria de defesa dos direitos humanos da mulher e combate à violência. Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro foi a apontada na educação. Na participação política, Joanira Reginini Kayser se destacou. Marlise Mambrini Travi Teixeira ficou na categoria de profissionalização e emprego. Hilda Varisco recebeu o troféu por sua atividade comunitária. Na área da saúde, Isabel Cristina Santa Catarina figurou como a principal representante.

Desde 2005, a Câmara concede as premiações para mulheres que de destacam em diferentes áreas, na sociedade caxiense. À época, a iniciativa do projeto coube às vereadoras Ana Corso/PT e Geni Peteffi/PMDB (presidente do Legislativo).

10/05/2012 - 21:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo