Voltar para a tela anterior.

Conselho Regional de Psicologia pede espaço em instituições públicas

Integrantes destacam a importância dos psicólogos inclusive nos projetos político pedagógicos


A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo reuniu-se com o Conselho Regional de Psicologia na tarde desta terça-feira (01) na Câmara. No encontro, as integrantes do Conselho apresentaram a proposta de inclusão dos psicólogos nas redes públicas de ensino. A demanda é para que o psicólogo componha o quadro de profissionais da educação pública por meio de leis. Há um projeto sobre a inclusão dos profissionais nas redes públicas de ensino já aprovado pela Câmara dos Deputados que tramita no Senado.

As integrantes do Conselho explanaram os motivos da reivindicação. Mônica Fernanda Wille afirmou que é necessária a presença do psicólogo nos projetos político pedagógicos das escolas. É para o psicólogo poder participar na interlocução. Simone Fragoso Coure argumentou que as pessoas possuem uma visão clínica do profissional da psicologia mas, que o psicólogo pode atuar nas instituições educacionais. Ele pode identificar os vários pontos que não estariam funcionando. O psicólogo institucional vai ter um olhar de grupo e não individual. Simone citou alguns trabalhos como orientar na inclusão, nos casos de turmas especiais, mediar nas relações interpessoais. Está faltando espaço para o psicólogo poder executar esse trabalho.

Céres Simon comentou que há um grande número de alunos consumindo medicamentos, falou sobre o papel dos pais e a violência enfrentada na escolas. O psicólogo tem a possibilidade de oferecer um espaço de escuta. Rosa Veronese informou que o Conselho existe há um ano e que a discussão já foi levada para o Conselho de Educação e Conai.

A Vereadora Denise Pessôa/PT salientou a importância da intervenção cotidiana do profissionais. Entendemos que há essa necessidade até para intervir nas relações professor, aluno e pais. Denise sugeriu que o Conselho ocupasse um espaço na Tribuna Livre no próximo ano.

O presidente da Comissão Vereador Daniel Guerra/PSDB afirmou que a diversidade encontrada nas escolas merece atenção não só no processo de inclusão mas, de aprendizagem. Temos feito visitas nas escolas para conhecer a realidade e tudo isso vai ao encontro dos desafios que observamos.

A Comissão de Educação é composta pelos Vereadores Denise Pessôa/PT, Harty Moisés Paese/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT, além do presidente da comissão Daniel Guerra/PSDB.

01/12/2009 - 16:10
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo