Voltar para a tela anterior.

Câmara abre programação dos 25 anos da Comissão de Direitos Humanos

Evento contou com palestra de Marcos Rolim e lançamento da Cartilha


A programação para comemorar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, iniciou na noite desta segunda-feira (30) com o lançamento da cartilha e uma palestra sobre a 'Direitos Humanos e Segurança Pública' do ex-parlamentar Marcos Rolim, no plenário da Câmara. A abertura da 'Semana Comemorativa da Criação da Comissão de Direitos Humanos' também contou com a apresentação do vídeo dos 25 anos da comissão, além das mostras culturais com exposição fotográfica e antologia de poesias que estão no espaço cultural Mario Crosa.

As comemorações são um resgate histórico desde o surgimento da comissão na Casa, projeto proposto pelo então parlamentar João Ruaro em 26 de março de 1984, em um momento de abertura democrática após 20 anos da ditadura militar.

O Presidente da Casa Vereador Edio Elói Frizzo/PSB, que foi presidente da Comissão de Direitos Humanos por três anos, citou fatos e pessoas que fizeram parte da Comissão. Em 82 entramos de cara nas tais 'operações varredura'. A luta pela anistia, pelas liberdades democráticas. É uma luta que continua hoje.

Representando a Associação Caxiense de Teatro Justina Andrighetti afirmou que a Associação dialoga com a programação dos 25 anos dos direitos humanos. Neste ano aconteceu a primeira mostra do teatro de mulheres que é feita por mulheres. É recente o direito da mulher estar em cena.

O Coordenador do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos, Padre Roque Grazziotin, que criou o Centro de Direitos Humanos afirmou que os 25 anos representam a caminhada de pessoas que acreditam na dignidade do ser humano. A causa dos direitos humanos não é uma causa partidária, mas da humanidade. Não é mais uma frente ou duas, mas a causa da humanidade por melhores dias.

O Presidente da OAB-subseção Caxias Daiton da Fonseca disse que a história da Ordem se aproxima da história da luta pelos direitos humanos. Temos na OAB uma comissão permanente de direitos humanos. A Ordem apoia a programação e fazemos votos que seja coroada de pleno sucesso.

O Deputado Federal Pepe Vargas/PT salientou que a Comissão de Direitos Humanos da Casa sempre possuiu uma postura extremamente importante e vigilante, o que acaba acarretando incompreensões por parte da sociedade. Quando a violência é praticada pelo estado não há justificativa. É importante ter pessoas com coragem de levantar essa bandeira.

A Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT destacou o histórico dos movimentos sociais que deram origem as Comissões de Direitos Humanos em todo o Brasil. Em 83 foi criado o Centro de Direitos Humanos contra os abusos e a repressão. Ana falou sobre projetos conquistados, como o da mão-de-obra prisional e citou diversas entidades que foram criadas no período. Temos uma tarefa que é de legislar mas, também de promover os direitos humanos. A Vereadora argumentou que a Comissão não defende bandidos mas, que a Brigada Militar não deve promover nenhum tipo de tortura ou espancamento. Aprendemos a multiplicar nossas esperanças vendo em cada ser humano a humanidade inteira, concluiu Ana Corso.

O palestrante, jornalista, professor e consultor em Segurança Pública Marcos Rolim, autor do livro 'A Síndrome da Rainha Vermelha: Polícia e Segurança Pública no Século XXI', falou sobre segurança pública e direitos humanos. Entre os itens abordados, Rolim mencionou a postura da sociedade diante dos problemas sociais. Dizem: 'isso não é problema meu'. A maior parte tem soluções para os presidiários mas, nunca foi a um presídio. A política de segurança pública não despreza a repressão, mas a discussão é qual a repressão.

Na próxima sexta-feira (04) a programação integra a palestra 'Sexualidade feminina Verso e Diverso' com as palestrantes Claudia Prates, que é militante da Marcha Mundial de Mulheres e a médica ginecologista que coordena o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Geral Sônia Madi, às 19h30min no plenário. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB, além da presidente Ana Corso/PT.

30/11/2009 - 22:17
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo