Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara completa 25 anos

Semana Comemorativa inicia nesta segunda-feira (30) com palestra e lançamento da Cartilha


Para marcar os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, a Câmara realiza a 'Semana Comemorativa da Criação da Comissão de Direitos Humanos'. O lançamento da Cartilha com a história da comissão registra a abertura das comemorações, que ocorre nesta segunda-feira (30) às 19h no plenário da Casa. Após, o palestrante Marcos Rolin abordará o tema 'Direitos Humanos e Segurança Pública'. Rolin é ex-parlamentar, jornalista, professor, consultor em Segurança Pública e autor do livro 'A Síndrome da Rainha Vermelha: Polícia e Segurança Pública no Século XXI'. Na ocasião, haverá ainda, a apresentação do vídeo dos 25 anos da comissão, além das mostras culturais com exposição fotográfica e antologia de poesias no espaço cultural Mario Crosa.

A Vereadora Ana Corso/PT, que é presidente da comissão, destaca que as comemorações são um resgate histórico desde o surgimento da comissão na Casa, projeto proposto pelo então parlamentar João Ruaro em 1984. Ana lembra que a comissão surgiu em um momento histórico importante. "Foi num momento de abertura democrática. Passado 20 anos da ditadura militar começaram as manifestações de movimentos sociais. É nesse contexto que surge a nossa Comissão de Direitos Humanos", observa.

Ana enfatiza ainda, que com o surgimento do Movimento Nacional de Direitos Humanos em 1982, surgem as primeiras demandas da sociedade, que reclamavam das chamadas 'operações varreduras', abuso de autoridade da polícia. A Vereadora reforça o convite para a palestra desta segunda-feira. Que todos se sintam convidados para esse importante debate. As atividades da Semana dos Direitos Humanos prosseguem até o dia 11 de dezembro.

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança é composta pelos Vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB e Renato Oliveira/PCdoB, além da presidente Ana Corso/PT.

27/11/2009 - 16:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo