Voltar para a tela anterior.

Alimentação infantil foi o assunto da Tribuna Livre

Nutricionista acredita na prevenção da obesidade com boa alimentação na escola


  A nutricionista Carolina Vaccaro, representando a empresa Elemento Consultoria e Nutrição, fala que o grupo tem como missão contribuir com a segurança de alimentação e vida. Ela abordou o assunto sobre a importância da educação alimentar no período escolar. O foco é a promoção da qualidade de vida das pessoas, principalmente a alimentação escolar.

A obesidade é um problema de saúde pública que desencadeia outras trinta doenças como hipertensão, diabetes e além exclusão da sociedade, afirma Carolina. A nutricionista trouxe informações de que em 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será o quinto país com problemas de obesidade. Nas últimas duas décadas a obesidade infantil triplicou. Em Caxias do Sul, foram analisados 40 mil estudantes, sendo que 20% tiveram sobrepeso e 15% são obesos.

Carolina fala sobre os remédios e dietas que proporcionam emagrecimento imediato. Isso não funciona se a pessoa não mudar a alimentação, incluir frutas no cardápio, atividade física e não comer muito embutidos, congelados, fast foods, entre outros alimentos que colaboram com a obesidade. Ela informa que os fatores genéticos causam a obesidade somente em 10% dos casos, os outros 90% são a má alimentação. Isso tudo ocasiona principalmente no adolescente baixa auto-estima. Com a modernidade, os estudantes permanecem muito tempo em frente ao computador, sem atividade física.

Carolina sugere que as cantinas nas escolas ofereçam alimentos mais saudáveis, e que Caxias siga o exemplo de alguns estados que estudam colocar no currículo escolar a alimentação.  Por isso a escola tem um papel importante na socialização, quando a criança passa a maior parte do tempo estudando. É o local ideal para ampliar o acesso a informação sobre saúde e nutrição. Isso forma cidadãos conscientes.

Harty Moisés Paese/PDT, afirma que tem um projeto de lei que trata justamente da inclusão nutricional nos currículos escolares. É um projeto de lei que dei entrada semana passada nesta casa. Temos que dar ao cidadão a autonomia para terem a oportunidade da formação para que possam ter a escolha de como se alimentar corretamente.

O Vereador Rodrigo Beltrão/PT, autor do requerimento desta Tribuna Livre, se disse admirado com os números apresentados sobre Caxias do Sul. Eu entendo que em Caxias a merenda é uma referência importante. O foco é a educação, o que se leva da escola pra vida.

Ana Corso/PT, afirma que é autora da inclusão do suco de uva na merenda escolar, um projeto que foi aprovado na Assembléia. Somos uma região que tem potencial pra isso. Esse projeto tem que ser lei, pra que as crianças tenham noção certa da alimentação. Alaor de Oliveira/PMDB, questionou a nutricionista sobre a cirurgia de estômago. Ela afirma que é importante somente para quem tem uma obesidade mórbida. Mauro Pereira/PMDB, diz que por Caxias ser uma das cidades de maior produção de frutas e hortaliças do estado, é bom adequarmos a alimentação a esses alimentos, aquecendo também a economia.

Assis Melo/PC do B, acredita ser importante também se preocupar com quem não tem alimento, está desnutrido. O Vereador parabenizou o assunto abordado. Carolina afirma que existe a preocupação com a obesidade, mas existe também o projeto da multi mistura, que ensina a utilizar o melhor dos alimentos que tem, usando grãos e sustentabilidade.

 

26/11/2009 - 19:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo