Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira aborda questões da saúde caxiense

O vereador retomou revindicações feitas no Câmara Vai aos Bairros


A situação da saúde de Caxias do Sul foi pauta na sessão ordinária desta terça-feira (29), a partir do pronunciamento do vereador Renato Oliveira/PCdoB, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara. Ele retomou as revindicações dos moradores do bairro Serrano e região, feitas na noite de ontem, durante a realização do Câmara Vai aos Bairros. De acordo com ele, a saúde aparece entre os três maiores problemas apontados pela comunidade, junto à regularização fundiária e à falta de segurança.

Renato destacou a queixa dos moradores em relação à unidade básica de saúde (UBS) do bairro Eldorado, que estaria superlotada, uma vez que a do Serrano, inaugurada recentemente, não atende mais do que 22 pessoas por dia. Acreditávamos que a UBS do Serrano ajudaria bastante a região, mas foi criada com métodos diferentes, opinou.

Na mesma linha, a vereadora Ana Corso/PT criticou o fato de se ter feito um investimento em estrutura e contratação de funcionários, na unidade do Serrano, para atender apenas as 22 consultas diárias. Os moradores queriam uma UBS funcionando a pleno vapor, não um equipamento público atendendo, apenas, quem está praticamente morrendo, enfatizou.

Outra questão que preocupa o vereador Renato é a possibilidade de alguns laboratórios desistirem da prestação dos serviços nos postos de saúde, o que, segundo ele, prejudicaria muitas pessoas que teriam de se deslocar até a área central da cidade, para realizar os exames.

O vereador Mauro Pereira/PMDB explicou o funcionamento do laboratórios dentro da UBS. Segundo ele, um funcionário faz a coleta, leva o material até o laboratório e o resultado do exame volta para a unidade, para ser retirado pelo paciente. Destacou, ainda, que já fez indicações ao Executivo para que o serviço de análises clínicas continue sendo realizado nas unidades.

Para o vereador Rodrigo Beltrão/PT, essa é mais uma área da saúde que está sendo modificada com a intenção de privatizar a saúde, em Caxias.

29/11/2011 - 21:51
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo