Voltar para a tela anterior.

Daneluz repercute dificuldades de agricultores na Ceasa

Os produtores reclamam da concorrência com atacadistas


A manifestação do vice-presidente da Associação dos Produtores Hortigranjeiros da Ceasa/RS (ASSPHCERGS), Jocemar Catuzzo, na Tribuna Livre, estimulou o vereador Marcos Daneluz/PT (presidente da Casa) a se solidarizar com as dificuldades de agricultores, diante da concorrência com atacadistas. Momentos antes, Catuzzo havia relatado que vendedores de atacado, com produtores de fora do Estado, abrem os seus estandes pela manhã, o que desfavorece o pequeno produtor.

Para Daneluz, é necessário que a administração da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) trabalhe para privilegiar o produtor rural. Os atacadistas estão escravizando o agricultor, ponderou. Classificou como injustiça casos de produtores que só conseguem comercializar no período da tarde. Afirmou que 40% da comercialização na Ceasa sai de Caxias do Sul.

Os vereadores Elói Frizzo/PSB e Mauro Pereira/PMDB também demonstraram preocupação. O peemedebista chegou a sugerir moção de apoio aos produtores da Serra gaúcha.

De acordo com Catuzzo, o estatuto da Ceasa prevê a abertura do pavilhão dos produtores no período das 4h30 às 11h, na segunda-feira, e das 13h às 18h, de terça a sexta-feira. Porém, conforme ele, os vendedores de atacado abrem seus estandes pela manhã, desfavorecendo o pequeno produtor, sendo que quase tudo o que é comercializado pelos atacadistas provém de fora do Rio Grande do Sul.

10/11/2011 - 21:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo