Voltar para a tela anterior.

Vereadores debatem sobre a situação do trânsito de Caxias do Sul

A descentralização e as estações de transbordo pautaram as discussões


As modificações no sistema de trânsito, transporte e mobilidade de Caxias do Sul, propostas pelo Executivo no final do mês passado, foram debatidas pelos vereadores na sessão desta quarta-feira (09). O vereador Rodrigo Beltrão/PT manifestou-se dizendo que as medidas não consistem em solução definitiva para o trânsito. Ele defendeu, também, a construção de estações de transbordo e criticou o fato de, em sete anos, o governo estar com apenas uma em construção e outra em licitação.

Beltrão disse concordar com a implantação de uma terceira faixa na Rua Sinimbu, o que, segundo ele, pode ser feito em outras avenidas. O petista sugeriu, ainda, iniciativas como a construção de ferrovias. Um dos problemas na questão do trânsito está em priorizar o transporte individual, declarou.

Em seguida, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT ocupou a tribuna para defender a decisão do Executivo e destacar que é impossível construir estações de transbordo, sem que haja infraestrutura para atendê-las. De acordo com ele, as estações só seriam viáveis após a descentralização do trânsito e uma preparação das perimetrais para receber o tráfego de ônibus. Se o município tivesse priorizado as estações de transbordo, não iria funcionar. Pelo contrário, aumentaria o problema, explicou. O pedetista destacou, ainda, algumas obras realizadas, a fim de melhorar a mobilidade da cidade.

Para o vereador Gustavo Toigo/PDT esses assuntos vêm sendo trabalhados ao longo das administrações. O vereador Mauro Pereira/PMDB manifestou-se destacando as obras feitas pelo atual governo.

As dez as medidas apresentadas pelo Executivo contemplam a redução do Zona Azul e criação do Zona Verde com metade do preço; criação de uma Zona Branca, para farmácias, hospitais, ambulâncias, gratuita e por 15 minutos com alerta ligado; abertura de 40 novas licenças de táxi; fim do estacionamento na rua Sinimbu, entre a Moreira César e a Praça Dante; transformação do estacionamento oblíquo na rua Moreira César, entre a Pinheiro Machado e a Sinimbu, em estacionamento paralelo; criação de 1 km de novos corredores de ônibus nas ruas Bento Gonçalves, Coronel Flores e Marechal Floriano; fim do estacionamento na rua Marechal Floriano, entre a Sinimbu e a Pinheiro Machado; construções de duas novas grandes estações de embarque e desembarque nas ruas Montaury e Pinheiro Machado; retirada da Rua Sinimbu de algumas linhas, como as que vêm da região do bairro Serrano (circularão pela Montaury, Pinheiro Machado, Coronel Flores e Bento Gonçalves); e instalação de quatro novas sinaleiras para pedestres.

09/11/2011 - 20:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo