Voltar para a tela anterior.

Homenageados recebem Medalha Zumbi dos Palmares

Na ocasião, foi apresentado o livro 'A presença negra na serra gaúcha' da historiadora Loraine Slomp Giron


Antônio Fabro Tupinambá, Juçara de Quadros e Luiz Carlos da Silva receberam a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares em Sessão Solene nesta quinta-feira (19) no plenário da Câmara, que esteve lotado de representantes de diversos movimentos da cultura negra. Os homenageados foram indicados pelos líderes de bancada e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra/COMUNE. A Comenda é outorgada anualmente para cidadãos que se destacaram na valorização da raça negra e foi proposta pelo então Vereador Edson da Rosa.

A Vereadora Denise Pessôa/PT pronunciou-se em nome do Poder Legislativo. A Comenda reverencia a memória de Zumbi, líder negro do quilombo de Palmares que foi decapitado para que servisse de exemplo aos negros que lutassem pela liberdade. O povo negro contribuiu fortemente no desenvolvimento do Brasil com seu trabalho. Na literatura, foram enormes contribuições, como Machado de Assis, Lima Barreto. No esporte, levam o nome do Brasil para o mundo. Quero parabenizar os homenageados pela luta social e o comprometimento com a cidadania, são uma referência de luta para os jovens da cidade, destacou Denise.

Juçara de Quadros, em seu discurso, agradeceu a todos os religiosos, que qualquer religião pelo momento que está vivendo. Eu gosto de trabalhar em prol do povo negro, das mulheres. Principalmente porque as mulheres negras não tem as mesmas oportunidades. Juçara agradeceu por esta colhendo frutos tão especiais. O público também foi agraciado com uma reza do Pai Tonico que fala do amor do filho para a mãe. Luiz Carlos da Silva, o Micaio, contou como foi seu início na música, como quando aprendeu a tocar violão sem ajuda de professor. Todos me conhecem em Caxias porque já toquei em tantos lugares da cidade. E, finalizou fazendo uma apresentação musical junto com o grupo 'Seresteiros do Luar'.

A historiadora Loraine Slomp Giron apresentou o livro de sua autoria 'A presença negra na serra gaúcha'. Loraine informou que a presença do negro na serra é tão forte quanto a dos imigrantes. É grande e marcante e está nos registros mais impossíveis, de certidões de batismo até de casamento, a quantidade é tão grande que até foi um espanto, hoje apresento o resultado da pesquisa. Agora podemos dar voz ao escravo porque a voz dele não aparece nos documentos históricos.

A Deputada Estadual Marisa Formolo, conta que na Assembléia Legislativa não é permitido que os homenageados se expressem. Temos muito que aprender com a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, pois aqui os três homenageados mostram alegria e percebemos o sentimento e alegria com essa liberdade de expressão.

Em nome do Poder Executivo o Secretário Municipal da Educação Edson da Rosa comemorou a homenagem. Quando criamos a Comenda não tínhamos noção que um dia verificássemos esse plenário cheio e com essa diversidade étnica. A raça é só uma, é humana e é isso que temos que procurar. A etnia negra é alegria, é felicidade, é sentimento.

As candidatas à Mais Bela Negra de Caxias 2009 também marcaram presença no plenário. Elas se apresentaram e convidaram a todos para a escolha do concurso, que acontece na sexta-feira (20).

Conheça os homenageados:

 Antônio Fabro Tupinambá, o Pai Tunico, vem de uma família de cultuadores da religião afro. Seu pai, Onofre Pereira César, recebeu o mesmo título na Casa, em 2006, pelo trabalho comunitário e pela defesa da Umbanda em Caxias. Pai Tunico foi responsável pelos primeiros rituais de quimbanda em Caxias. Participou do Primeiro Corpo de Lanceiros Negros em Caxias, foi o personagem do Perfil Africanista AlumiShow em 2000 e recebeu o Oscar Africanista, da Afroconesul, em 2002. Entre as homenagens e títulos recebidos estão o internacional Buzios de Ouro, Tridente de Ouro, Tridente de Lei e o de Rei da Quimbanda, pela Revista Ongira, do jornal Muito Axé. Atualmente, é membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra/COMUNE.

 Juçara de Quadros iniciou sua trajetória no Movimento de Mulheres com forte atuação no combate à exclusão da mulher negra. Participou na implementação da Delegacia da Mulher, trabalhou na 'Casa Viva Raquel' e na 'Casa das Meninas' e como educadora social da COMAI. Foi Conselheira e vice-presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra/CODENE, Coordenadora Regional do Movimento Negro Unificado do Rio Grande do Sul/MNU, Secretária Estadual de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul e a primeira Coordenadora da Coordenadoria de Igualdade Racial. Foi fundadora do Conselho Municipal da Comunidade Negra/COMUNE, onde hoje é conselheira. Atualmente participa da Coordenação do Departamento de Etnias da UAB, integra o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/COMDIM e exerce a função de Assessora Parlamentar no gabinete da Deputada Marisa Formolo, participando das diferentes áreas dos movimentos sociais no Estado.

 Luiz Carlos da Silva, conhecido como Micaio, é músico violonista que atuou em diversas escolas de samba. Iniciou seus primeiros acordes aos sete anos de idade sem professor. Em 2005 recebeu da Secretaria da Cultura, pelo Departamento de Arte e Cultura Popular, o convite para integrar o elenco do espetáculo 'Mixtu'. Atuou nos extintos conjuntos 'Filhos do Sol', 'Verde e Amarelo', Grupo de Afoxé e 'Garotos do Luar'. Micaio está representando Caxias do Sul no edital "Culturas Populares" - Mestra Dona Isabel - edição 2009, do Ministério da Cultura, premiação que visa destacar os mestres da cultura popular no Brasil.

19/11/2009 - 22:02
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo