Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia Direito da UCS

Curso completa cinco décadas com prioridade à formação humana e à oferta de serviços à comunidade


O aniversário de 50 anos do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi celebrado em Sessão Solene na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes vereadores, professores da instituição e comunidade acadêmica.

O proponente da homenagem, vereador Gustavo Toigo/PDT, lembrou o trabalho dos atuais vereadores formados no curso de Direito da UCS. Para ele, o fato de mais de sete mil pessoas terem feito graduação em Direito na Universidade de Caxias denota a importância do curso no Rio Grande do Sul. Faço parte desse número e dessa história. Participei de forma singela, mas que considero de grande valor, pois ali tive formação para, acima de tudo, trabalhar como ser humano.

A coordenadora do curso de Direito, professora Sandra Neli Lazzari, afirmou que a graduação oferece, hoje, mais que formação técnica, pois preza pela discussão de valores éticos, políticos e de respeito à pessoa. Estamos presentes em vários municípios da região para oferecer serviços de qualidade e a formação humana que a profissão de bacharel em Direito exige.

O reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, lembrou que o curso de Direito está entre os melhores do Brasil, pois obteve nota máxima em avaliação do Ministério da Educação. Isso se deve a qualidade dos nossos professores e a capacidade dos estudantes. É por causa deles que temos nosso curso entre os melhores.

Lauri Romário Silva, representante do Poder Executivo Municipal, acredita que o Direito faz parte do cerne da sociedade. Para ele, é possível perceber, por meio de estudos, que o Homem é um ser social que precisa de união para viver bem, precisa de uma administração e de um governo. Esse contexto de política que permeia a existência do ser humano traz como sustentação a palavra 'Direito'. É a partir daí que se constrói a sociedade.

Em cinco décadas de existência, mais de sete mil bacharéis foram formados no Curso de Direito da UCS. Atualmente, a graduação oferece, entre outros, o Serviço de Assistência Jurídica (SAJU). Este é um trabalho gratuito por meio do qual os acadêmicos aplicam seus conhecimentos e a comunidade tem assessoria jurídica para resolver problemas.

18/11/2009 - 21:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo