Voltar para a tela anterior.

Renato Nunes fala sobre a Festa da Uva

Discurso do vereador abordou escolha das soberanas


A Festa da Uva é uma festa da cultura italiana e da produção agro-industrial regional que acontece a cada dois anos. Tenho uma admiração muito grande por esta festa pois é durante a mesma que mostramos a cultura, o trabalho, valores e a história de um povo responsável pelos ciclos econômicos deste município.

Durante a preparação que antecede a festa acontece a inscrição para o concurso da escolha das soberanas da Festa da Uva.

A escolha da Rainha da Festa da Uva iniciou em 1933 e, desde então, tem sido um dos pontos mais importantes da festa, onde a beleza, a simpatia, o carisma e o trabalho dos que aqui vivem está representado na figura das soberanas, escolhidas também, para divulgar a festa nos demais estados do país.

Não entrando no mérito da grande festa, mas sim, do concurso da escolha das soberanas realizado neste último sábado(03/09) a noite, nos pavilhões. Gostaria de trazer a esta casa alguns tópicos que necessitam questionamentos e esclarecimentos a população caxiense:

1) Sabe-se que as candidatas depois de inscritas passam por critérios de avaliações durante alguns meses antes do grande dia da escolha das soberanas. Quais são estes critérios?

2) Se os critérios avaliados são importantes para a escolhas do trio, quais os critérios utilizados para a escolha dos jurados deste grande concurso?

3) Foi relatado que sempre tem duas ou três candidatas que não se conformam quando perdem. Mas porque nesta edição da festa da uva foi unânime o questionamento de notas e critérios utilizados as embaixatrizes? O que está escondido que a comunidade não pode saber? O que as candidatas viram e ouviram por tamanha indignação?

4) Porque, conforme o "Jornal O Caxiense" teria alguns dos jurados mencionado as candidatas que seria impossível com a pontuação ter sido escolhido este trio? Quero ressaltar que não questiono as meninas que venceram este concurso e parabenizo a rainha Roberta Weber Toscan e as princesas Aline Casagrande e Kelin Zanetti. Questiono sim, a lisura e a transparência necessária que deve ter este concurso para engrandecer mais a nossa grande festa.

É um evento que envolve sentimento das candidatas, envolvimento das famílias, credibilidade dos amigos e entidades que acreditam nesta festa.

5) Porque quando foi anunciado o trio das soberanas, as pessoas que assistiam levantaram e foram embora, esvaziando as arquibancadas? Não prestigiaram o desfile do trio. Nas outras edições a comunidade aguardava para o aceno as soberanas. Mas não foi o que vimos.

6) Se o Sr. Milton Corlatti da Comissão Comunitária da Festa da Uva de 2012 ao dizer que "não estão avaliando escolas de samba e sim pessoas". As escolas de samba são composta por pessoas e para estas pessoas, deve ser dado a mesma importância. Se nunca foi mostrada as notas como informa o Presidente Sr. Gelson Palavro e que será mantido este sigilo ou este mistério todo em relação as notas das candidatas, está na hora de mudar este evento, de ter transparência para este tipo de concurso.

A comunidade não serve só para lotar os pavilhões no dia da escolha das soberanas e durante a festa, merece respeito, merece saber a notas de suas candidatas e principalmente obter transparência do concurso.

Se não é escola de samba, o Senhor Milton Corlatti, integrante da comissão comunitária da Festa da Uva talvez esteja na comissão de frente da escola, e as embaixatrizes neste samba-enredo sem respostas e notas, e a comunidade aguardando o verdadeiro desfile das campeãs.

A festa não é de algumas pessoas, é de todos nós!

 


06/09/2011 - 19:44
Assessoria do vereador Renato Nunes
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo