Voltar para a tela anterior.

Comissão de Legislação Participativa e Comunitária promove reunião no bairro São Victor Cohab

Encontro discutiu construção de escola infantil no bairro


Aconteceu na noite de segunda-feira (6), na Escola São Vitor, reunião da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, solicitada por entidades comunitárias do bairro, com o objetivo de discutir a ocupação de área pública da extinta Cohab, localizada no centro do bairro. A reunião, presidida pelo vereador Rodrigo BeltrãoPT, contou com a presença de representantes da associação de moradores, CPM da Escola, Igreja Católica, UAB e das secretarias municipais de Habitação, Urbanismo, Planejamento, Educação e Orçamento Comunitário, além das assessorias dos vereadores Daniel GuerraPSDB, Denise PessoaPT e do Deputado Federal Pepe Vargas. Os representantes da comunidade relembraram que há mais de 20 anos lutam pela consolidação da área localizada no centro do bairro São Victor Cohab, em frente a escola. É o único espaço existente na região do bairro São Victor Cohab para a construção de equipamentos públicos, pontuou Paula da Rosa, presidente do CPM da Escola São Vitor.

Há dois anos a comunidade do São Victor Cohab está sem atendimento de educação infantil, uma vez que a Escola Marquinhos, que funcionava ao lado da Escola São Vitor, foi desativada devido a risco de desabamento, fazendo com que as crianças tenham que se deslocar até o bairro Sagrada Familía para serem atendidas, gerando custos como aluguel e transportes para o município. A construção da Escola Infantil é a motivação principal do projeto de lei remetido pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, aprovado em agosto deste ano, que autoriza o recebimento do imóvel do Governo do Estado. "Esta inicitiva justifica-se pelo fato de que naquela região, praticamente, não existem espaços de lazer e existe a insuficiência de escola infantil para atender a demanda da população já consolidada, sendo esta a destinação que o Município dará a área, assim do recebimento da mesma." Trecho inicial da exposição de motivos do projeto de lei.

A CLPC produzirá um pedido de providências que será entregue em mãos do Secretário Estadual de Habitação visando acelerar o trâmite legal de transmissão de posse da área do Estado para o Município. Outro encaminhamento que será dado, é uma indicação ao Município para que alugue um prédio mais próximo a comunidade para o atendimento provisório as crianças. Sobre a utilização da área que comportará além da Escola de Educação Infantil outros equipamentos públicos foi sugerido pelos presentes a criação de uma comissão de "Amigos da área da Cohab" composta pelas entidades da comunidade. Para o vereador Rodrigo BeltrãoPT, foi uma reunião produtiva que sanou dúvidas e fez apontamentos para o Poder Público. A comunidade está de parabéns e a Câmara de Vereadores renova seus laços de compromisso com a população de Caxias do Sul, finalizou o presidente da CLPC.

Fazem parte da CLPC, além do presidente, Vereador Rodrigo BeltrãoPT, a vereadora Ana CorsoPT e os vereadores Daniel GuerraPSDB, Guiovane MariaPT e Renato NunesPRB.

06/09/2011 - 13:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo