Voltar para a tela anterior.

Pai Ademir de Oxum está preocupado com a destinação de lixo em represas

A Tribuna Livre foi ocupada pelo Templo Africano Oxum e Ogum Reino dos Orixás


Os resíduos destinados, inadequadamente, nas bacias de captação de Caxias do Sul pautaram o discurso de Pai Ademir de Oxum, representante do Templo Africano Oxum e Ogum Reino dos Orixás, no espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira (31/08). Ele pediu o apoio aos vereadores para levar adiante projeto de limpeza e preservação das bacias de captação. A proposta será encaminhada à Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, presidida pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT.

O afro-umbandista levou ao plenário fotos da represa Maestra e proximidades, onde são jogados resíduos, tanto de trabalhos espirituais quanto, de acordo com ele, de restos de remédio, latas de solvente, cola, embalagens plásticas, entre outros materiais.

Pai Ademir lembrou que, anos de 1998 e 1999, deu andamento a um programa de limpeza das áreas ocupadas por pais de santo que fazem trabalhos espirituais nas águas. Segundo ele, os orixás precisam trabalhar em locais limpos. De um modo geral, saúde e meio ambiente devem estar em harmonia, observou.

O vereador Elói Frizzo/PSB parabenizou Pai Ademir pela sua ousadia, ao vir apresentar um tema que, segundo ele, está presente nas pautas do município. Alaor de Oliveira/PDMB salientou que, na sessão de ontem, foi discutido um projeto de sua autoria que pretende instituir, nos currículos da rede municipal de ensino, a disciplina de educação ambiental. Não adianta o cidadão saber ler, escrever, mexer na internet e esquecer do meio ambiente, que é de suma importância, destacou.

Na sequência, o vereador Arlindo Bandeira/PP disse acreditar que deveria haver uma lei mais rígida e até multa para quem descartar resíduos, no meio ambiente. O vereador Gustavo Toigo chamou de cidadania a participação do Pai Ademir, de levar a público um assunto que traz prejuízo para todos.

Para o vereador Renato Oliveira/PCdoB, é necessária a retomada de um programa de preservação ambiental. Sugeriu parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Manifestou-se, também, em apoio ao debate, a vereadora Denise Pessôa/PT.

31/08/2011 - 19:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo