Voltar para a tela anterior.

Trânsito e segurança são carências da região do Cruzeiro e Presidente Vargas

As demandas foram apresentadas no Câmara Vai aos Bairros


Carências nas áreas de trânsito e segurança foram a tônica da 5ª edição do Câmara Vai aos Bairros, realizada na noite desta segunda-feira (29/08), na paróquia Sagrado Coração de Jesus, bairro Cruzeiro. Para melhorar o fluxo em 21 bairros e loteamentos da região do Cruzeiro e Presidente Vargas, moradores sugeriram a abertura da Rua Rodrigues Alves. Segundo Nelson Acioli Vieira Filho, presidente da Associação de Moradores (AMOB) do Cruzeiro, a medida desobstruiria a Rua Luiz Michielon, onde tem ocorrido acúmulo de tráfego. Ele também pediu posto da Guarda Municipal na localidade. Duzentas pessoas compareceram à reunião.

Os vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul também ouviram, entre outras, solicitações pela ampliação do horário do término do atendimento diário, na unidade básica de saúde do Cruzeiro, das 17h para as 21h. Os pedidos incluíram mais contêineres de lixo, aumento do itinerário de micro-ônibus, cuja abrangência de linhas estaria se limitando às imediações da paróquia, instalação de mais semáforos.

De acordo com o presidente do Legislativo Caxiense, Marcos Daneluz, a Casa procurará intermediar o atendimento às demandas levantadas pelas comunidades, nos órgãos competentes.

Na sequência, Alaor Barbosa, da AMOB do Belvedere, disse que a localidade necessita de reformulação do sistema de esgoto. Na mesma linha, Vilson Tedesco, do Vila Modena, referiu que, na sua região, há despejo de esgoto em terrenos.

Por outro lado, Maria Aparecida Stecca, da AMOB do Portinari, comemorou o início do processo de regularização desse local. Foram dez anos de luta, lembrou. Segundo ela, a Brigada Militar poderia fixar dois brigadianos na localidade. Antonio Pacheco Oliveira, do Petrópolis, também fez coro comum pela ampliação do efetivo do chamado policiamento comunitário. Claudio Carvalho, do Recanto dos Pássaros, apontou para maior utilização da tecnologia, em benefício da segurança. Citou sistema de monitoramento, guiado por câmeras e computadores. Escolas e creches estiveram entre as demandas.

Nesta edição, os bairros e loteamentos contemplados foram: Bela Vista, Belvedere, Binotto, Cruzeiro, De Lazzer I e II, De Zorzi I e II, Diamantino, Jardim das Hortências I, Jardim dos Reis, Petrópolis, Portinari, Presidente Vargas, Recanto dos Pássaros, São Valentim, São Luiz da 6ª Légua, Treviso, Vila Leon, Vila Mari, Vila Modena. Até novembro, serão mais três reuniões mensais.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente Daneluz, compõem o Legislativo Caxiense os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Ana Corso/PT, Ari Dallegrave/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PSDB, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Geni Peteffi/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT, Harty Moisés Paese/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Renato Nunes/PRB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

30/08/2011 - 10:41
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo