Voltar para a tela anterior.

Primeira audiência da nova sala de comissões trata da Feira de Economia Solidária

Artesãos ganharão mais espaço em eventos regionais e suporte da Guarda Municipal


A Feira da Economia Solidária poderá ter espaço próprio para que os artesãos armazenem as suas mercadorias, conforme anunciou o coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Antônio Pescador, na reunião promovida pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC), na tarde desta quinta-feira (25). O encontro foi aberto pelo presidente do Legislativo, Marcos Daneluz, que inaugurou a nova sala de comissões da Casa, dizendo se tratar de mais um espaço para que a comunidade possa fazer parte das ações da Câmara.

O diretor da Guarda Municipal, Freitas da Silva, anunciou maior frequência de rondas na região da feira, em São Pelegrino, e a abertura de um canal direto de comunicação com o Fórum Municipal da Economia Solidária.

O diretor-executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), Marcelo Santos, que está em planejamento, no Executivo, o Plano Urbano São Pelegrino, uma obra de revitalização do Largo, que deve contemplar, também, os artesãos da feira. Segundo ele, existe a possibilidade de ser construída uma rua coberta para abrigar a feira. Indicou, ainda, a reserva de área de, aproximadamente, 300 metros quadrados, para a comercialização de artesanatos, durante a Festa da Uva de 2012.

O presidente da CLPC, vereador Rodrigo Beltrão/PT, que, ao início da reunião, revindicou mais espaço em eventos e canal aberto com a Guarda Municipal, se disse satisfeito com os encaminhamentos e afirmou que irá repassá-los ao Executivo, em forma de indicação.

Os problemas que vêm sendo enfrentados pelos artesãos, segundo a coordenadora da Economia Solidária (Eco Sol), Luzia Dinnebier, são a falta de segurança e de um local adequado para guardar as mercadorias. Ela afirmou, também, que o maior desejo do grupo consiste na construção de centro público. Enquanto isso não é possível, buscarão melhorias para o espaço de que dispõem, disse.

Outro problema apontado foi a má ocupação do espaço, questão levantada pelo professor do Colégio São Carlos, Pablo Carlotto. Sugeriu uma readequação já que, segundo ele, feira e pedestres dividem o pequeno espaço da praça.

A Feira da Economia Solidária acontece todo sábado e na segunda semana de cada mês, na Praça João Pessoa, no Bairro São Pelegrino. Envolvem-se, na comercialização, os setores de artesanato, confecção, alimentação e reciclagem.

A Comissão de Legislação Participativa e Comunitária é composta pelos vereadores Ana Corso/PT, Daniel Guerra/PSDB, Guiovane Maria/PT e Renato Nunes/PRB, além do presidente Beltrão.

25/08/2011 - 19:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo