Voltar para a tela anterior.

Audiência debate problemas de funcionários do McDonald's

Familiares reclamaram de conduta da rede


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança reuniu-se na tarde desta terça-feira (17) para realizar Audiência que tratou de casos sobre funcionários da rede McDonald's. A reunião, solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul/SINTRATHUR, abordou problemas relacionados a acidentes de trabalho, hora extra, assédio moral, pressão psicológica, além de casos de humilhação, que foram reclamados por familiares de adolescentes que trabalharam na rede.

Representando a franquia do McDonald's, o diretor Jorge Marques afirmou que a rotatividade dos funcionários é normal, pois a maioria está no primeiro emprego. Saem para ganhar mais. Sobre as queixas de que os contratados prestavam diversos tipos de serviços, Marques afirmou que estão cientes desde a contratação.

O advogado do SINTRATHUR Hermógenes Secchi afirmou que a rede estaria 'explorando' os funcionários. É ilegal ter horário variável.

Representando a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/CTB Abgail Pereira destacou que os direitos humanos dos jovens estão lesados. A empresa franqueadora não pode alegar desconhecimento. Nós temos denúncias do 'Mac' diariamente.

O Presidente do SINTRATHUR Jair Ubirajara da Silva pediu que as reclamações sejam levadas adiante e não caiam no esquecimento, para por fim a essas irregularidades.

A Presidente da Comissão Vereadora Ana Corso/PT afirmou que a rede é conhecida por sua responsabilidade social. E, no entanto há essas questões com os próprios funcionários. Ana informou que a Comissão enviará o caso para órgãos competentes. Acolhemos a denúncia e faremos os encaminhamentos.

17/11/2009 - 17:18
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo