Voltar para a tela anterior.

Ampliação da frota de táxis só será realizada após planejamento

Em reunião da CDUTH, o secretário Dutra afirmou que estão sendo feitos estudos


A ampliação da frota de táxis, em Caxias do Sul, só será realizada após estudo detalhado e definição de critérios para nova licitação, conforme pronunciamento do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Jorge Dutra. Na tarde desta quinta-feira (11/08), no plenário da Câmara Municipal, ele participou da reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH). O secretário afirmou não ser possível colocar mais veículos nas ruas, sem ter um planejamento adequado. Temos que saber qual a demanda potencial, disse.

A lei que contempla a categoria data de 1981. De acordo com Dutra, essa legislação está defasada, precisando ser revista, para abranger a situação atual. Além da atualização do texto, ele apontou para a modernização do sistema, a revisão de quesitos como tipo de veículo, cabine, adaptação para portadores de deficiência, pontos, atendimento e vínculo empregatício.

O secretário também elencou, como uma das prioridades da secretaria, a reformulação dos sistemas de estacionamento pago, o Zona Azul, e do táxi-lotação.

Uma das reclamações levantadas pelos taxistas, presentes à reunião, foram os xingamentos que sofrem de alguns passageiros, por conta de não conseguirem cumprir horários. O atraso, segundo eles, deve-se à grande demanda existente.

O presidente da comissão, vereador Elói Frizzo/PSB, defendeu a realização de um estudo técnico que venha ao encontro da realidade caxiense.

A vereadora Denise Pessôa/PT lembrou que Caxias conta, hoje, com 277 veículos, o equivalente a um táxi para cerca de duas mil pessoas. Geni Peteffi/PMDB destacou que a lei atual prevê um táxi para 1,5 mil habitantes, em média, e que, dessa forma, a legislação precisa ser modificada, para que a frota ganhe mais carros. Para a vereadora Ana Corso/PT, Caxias necessita de, pelo menos, mais 50 táxis.

Conforme os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Mauro Pereira/PMDB e Renato Nunes/PRB, a ampliação da frota é essencial e deve ser avaliada com a maior agilidade possível.

Além do presidente Frizzo, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano os parlamentares Denise Pessôa/PT, Geni Peteffi/PMDB, Mauro Pereira/PMDB e Vinicius Ribeiro/PDT.

11/08/2011 - 17:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo