Voltar para a tela anterior.

Estudantes da UCS protestam contra o 'Ato Médico' na Câmara

Protesto reivindica manutenção da autonomia de profissionais de áreas específicas da saúde


Mais de 200 acadêmicos de cursos de saúde da UCS realizaram um protesto no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (13), contra a aprovação do Projeto de Lei nº 7703/2006, conhecido como Ato Médico. A proposta, aprovada em primeira instância no Senado e na Câmara dos Deputados, determina que exclusivamente os médicos podem receitar tratamento clínico e atestar condições de saúde de pacientes.

O protesto contou com a participação de alunos dos cursos de enfermagem, psicologia, farmácia, educação física e nutrição, entre outros. Eles foram recebidos no plenário pelo presidente da Câmara, Edio Elói Frizzo/PSB, que se comprometeu a encaminhar ao Senado a posição contrária do Legislativo caxiense à aprovação do projeto. A proposta do Ato Médico deve ser votada em segunda instância pelo Senado nos próximos dias.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Cristiane Wittmann, o objetivo do protesto é clamar por respeito às demais profissões relacionadas à saúde, chamando a atenção das autoridades para a interferência que o Ato Médico traz à interdisciplinariedade e autonomia destas profissões.

Após o protesto na Câmara, os manifestantes realizaram caminhada em direção à Praça Dante Alighieri. O movimento de reivindicação dos direitos de profissionais da saúde em Caxias do Sul aconteceu em sinergia com a Caminhada Contra o Ato Médico, promovida em Porto Alegre, pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

13/11/2009 - 14:04
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo