Voltar para a tela anterior.

5º CRB expõe sistema informatizado para prevenção de incêndios

Criado em Caxias do Sul, o mecanismo tem sido adotado por outros municípios


O Sistema Integrado de Gestão da Prevenção de Incêndio (SIGPI) foi detalhado aos vereadores, no espaço da Tribuna Livre, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (14/07). Em nome do 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros (5º CRB), o major Ricardo Vallejos França expôs o funcionamento e os benefícios do sistema, criado em Caxias do Sul, em 2005. Atualmente, o mecanismo está disponível em todas as unidades de bombeiros do Estado.

O SIGPI é um sistema informatizado de adequação às normas de prevenção contra incêndios em edificações. Segundo França, seu principal trunfo é diminuir a burocracia e intensificar o controle sobre a liberação de construções, além de acelerar o processo de inspeções. Como exemplo, referiu que, atualmente, a entrega do plano de prevenção a uma obra leva em torno de 15 minutos. Antes do SIGPI, o processo poderia durar até seis meses. O Corpo de Bombeiros realiza, em média, 73 inspeções diárias apenas na região Nordeste do Estado.

A convite do Sindicato da Indústria da Construção Civil, o êxito do sistema será apresentado no Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que ocorrerá no mês de agosto, em São Paulo.

14/07/2011 - 18:40
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo