Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato presta contas da sua viagem para a capital brasileira

O parlamentar relatou o encontro com representantes de ministérios e secretarias, além de deputados e senadores em busca de demandas para Caxias


O vereador Lucas Caregnato/PT usou o espaço do grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (21/03) para apresentar alguns dos retornos das demandas atendidas na sua ida à Brasília na última semana. O parlamentar também comentou a necessidade de Caxias do Sul ter um espaço em Brasília para facilitar a obtenção de recursos.

O legislador se encontrou com representantes de ministérios de diversas áreas em busca de demandas para o município e para a Serra Gaúcha:

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, onde tratou de temas como o combate à seca e melhorias no Banco de Alimentos. Na pasta, Lucas obteve o retorno que o governo federal vai lançar um projeto chamado Água para todos. A ação vai enviar recursos para facilitar o acesso hídrico em regiões da agricultura familiar. Sobre o Banco de Alimentos, ele informou que haverá uma linha de créditos especial aos municípios para a compra de maquinário.

Ministério da Educação, onde ampliação do instituto federal, com o objetivo de contratar mais professores e conseguir alocar mais alunos no ensino fundamental e médio foi pauta.

O Ministério da cultura, o vereador conta que apresentou editais e ações culturais desenvolvidas por Caxias. Foi tratado também a criação de comitês de cultura estaduais para discutir as pautas do tema. Ainda na pasta da cultura, a leitura e a criação de pontos de leitura, foi comentado.

Por fim, Lucas comentou a visita ao Ministério das cidades para falar de reurbanização e comunidades periféricas.      

O parlamentar também se encontrou com algumas secretarias, também para apresentar demandas da sociedade caxiense, foram elas:

Secretaria de territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais, onde, em reunião, conversaram sobre a ideia de quilombos urbanos, categoria que poderia inserir as comunidades dos bairros Eusébio Beltrão de Queiróz e Jardelino Ramos de Caxias do Sul.

Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, onde recebeu a notícia que o governo vai lançar uma bolsa de apoio e incentivo aos atletas amadores de skate com obrigatoriedade de 50% para a modalidade feminina. Ainda nesse tema, foram tratados também os esportes radicais. Lucas também apresentou a demanda da reforma da pista de esportes radicais do Parque dos Macaquinhos.

Na Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, foi tratado a diversificação do material didático e formação de professores com a cultura Afro-brasileira e indígena.

Na viagem, o parlamentar também se reuniu com senadores e deputados. Foram destaque a reunião com o senador Paulo Paim/PT e a Deputada Fedetal Reginete Bispo/PT, tratando sobre o processo de reconhecimento dos territórios negros de Caxias do Sul, e o tombamento como patrimônio histórico imaterial do Clube Gaúcho. O Deputado Elvino Bongas, responsável por uma emenda parlamentar de R$ 250 mil voltada para a saúde. Especificamente para academias da terceira idade no bairro Planalto e na praça do Rosário.

Encontrou-se também com a ex colega vereadora, a atual Deputada Federal Denise Pessôa/PT, juntos, apresentam algumas das demandas por Caxias do Sul. Uma delas é a construção do aeroporto de Vila Oliva.

O parlamentar também participou de duas sessões solenes no Congresso Nacional, uma em homenagem à campanha da fraternidade e outra em homenagem à vereadora Marielle Franco. Por fim, Lucas salientou que essas foram apenas alguns dos compromissos na capital brasileira e que nos encontros percebeu a necessidade de Caxias ter um espaço no centro político para facilitar a obtenção de recursos.

21/03/2023 - 14:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo