Voltar para a tela anterior.

Vereadora celebra aprovação de convênio para castração de cães e gatos

Tatiane Frizzo trabalha nesse projeto desde 2019


A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou o Projeto de Lei nº 26/2023, nesta quinta-feira (16/03), que autoriza o convênio entre Poder Executivo Municipal e Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). A autorização viabiliza serviços de plantão médico-veterinário, exames e internação de animais resgatados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA), esterilizações cirúrgicas de caninos e felinos pertencentes a tutores de baixa renda ou que não possuam tutor e para fins de controle populacional.

A aprovação está em sintonia com o encaminhamento da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB. A parlamentar trabalha nessa pauta há mais de quatro anos. Em 2019, a vereadora encaminhou a indicação nº 341/2019, sugerindo a criação de convênio ou parceria entre município e instituições de ensino superior para aumentar o número de castrações de cães e gatos. Além disso, Tati realizou inúmeras reuniões com a SEMMA para debater o assunto.

Na Sessão Legislativa desta quinta-feira, a vereadora agradeceu a todos os envolvidos na construção do projeto e reforçou a importância do convênio.

“Em vez de investir milhões em uma estrutura para construir um Hospital Público Veterinário, podemos celebrar convênios para que os animais possam ser atendidos pelos cursos de medicina veterinária. Os acadêmicos necessitam dos animais para o conhecimento, para o aprendizado. Assim, a Prefeitura poderá ter a capacidade de atender os animais resgatados 24 horas por dia, 7 dias por semana,” destacou a vereadora.

O Projeto de Lei entrou em pauta em regime de urgência porque em março deste ano encerra o contrato de licitação, tanto de atendimento clínico veterinário, quanto das castrações.

16/03/2023 - 16:31
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo