Voltar para a tela anterior.
Uma homenagem à Ceasa Serra-Adcointer Administradora de Consórcios Intermunicipais, pela passagem de 25 anos, foi aprovada pela unanimidade dos vereadores nesta quinta-feira (02/02). O requerimento n° 03/2023, de autoria coletiva, prevê a concessão da honraria no dia 6 de dezembro, às 8h30min, durante a sessão ordinária, em plenário. A proposta da distinção partiu do vereador Gilfredo De Camillis/PSB.
O texto traz um pouco da trajetória da Ceasa Serra, ressaltando como suas características principais competitividade, segurança, qualidade, tecnologia e diversidade em hortifrutigranjeiros. Também realça a busca por melhorias que atendam um público cada vez mais exigente. Considerado maior centro de comercialização de frutas, legumes e hortaliças do interior do Rio Grande do Sul, gera renda e trabalho para a região, sendo um orgulho para os caxienses, definem os autores.
A história da companhia começa em meados de 1998, quando 11 municípios aceitaram o desafio de formatar uma experiência pioneira na região. Integram o consórcio Adcointer Ceasa/Serra: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos.
Os empreendedores visavam inicialmente uma maior valorização da produção de hortigranjeiros, com foco no incremento da comercialização de produtos colhidos em pequenas e médias propriedades. O texto reforça que, acima de tudo, buscavam promover o ser humano, projetando homens e mulheres da cadeia produtiva agrícola e viabilizando formas de mantê-los no meio rural com qualidade de vida.
A companhia realiza diversas práticas ambientalmente corretas, como a logística reversa e dá destinação adequada aos rejeitos. Os vereadores informam que os resíduos seletivos são encaminhados para a reciclagem e reaproveitados sob forma de novos produtos. Os recipientes plásticos são lavados e reutilizados ou devolvidos aos fornecedores.
Os vegetais não aproveitados seguem para compostagem e elaboração de fertilizantes, retornando ao processo produtivo, ou seja, voltam ao solo. Além disso, desde 2016, a Ceasa Serra deixou de enviar lixo orgânico para o aterro Sanitário Rincão das Flores.
A solidariedade também é uma pratica comum da organização, pois produtos não comercializados e em boas condições de consumo são doados ao Recanto Solidário. A equipe do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, que funciona na mesma área da Ceasa Serra, encaminha as doações a dezenas de entidades, promovendo a segurança alimentar de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. O volume de alimentos aproveitados chega atualmente a mais de 10 toneladas/mês.
O vereador Velocino Uez/PTB comentou que considera justa a homenagem, por conhecer muito bem a história da Adcointer. “A nossa Ceasa nos engrandece, nos orgulha. Vejo o belo trabalho com os agricultores, que merecem um lugar adequado (para comercializar os produtos) pelo trabalho que realizam no nosso município”, relata.