Voltar para a tela anterior.

Elisandro Fiuza pede conscientização no descarte de resíduos

Da tribuna, o parlamentar defendeu a atuação do poder público na preservação e na limpeza das áreas públicas e ressaltou a importância da colaboração de todos


Na abertura do ano legislativo de 2023, na sessão ordinária desta quarta-feira (1°/02), o vereador Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS enfatizou a necessidade da colaboração dos caxienses na separação e no descarte corretos de resíduos no município. Da tribuna, o parlamentar defendeu a atuação do poder público na preservação e na limpeza das áreas públicas e pediu mais conscientização da população sobre o tema. “A culpa é do município?”, indagou Fiuza, em referência a imagens de descarte irregular de lixo.

Segundo dados apresentados pelo líder da bancada do Republicanos na Câmara, Caxias do Sul hoje conta com cerca de 1,2 mil lixões ilegais em diversos pontos da cidade. Fiuza relatou um caso, ocorrido em uma área verde na Rua Augusto Pestana, nas imediações da Estação Férrea. De acordo com o vereador, foram recolhidas mais de 60 toneladas de resíduos, entre garrafas, sacolas plásticas e entulhos. “A obrigação não é apenas do poder público. É de cada um de nós”, respondeu ele próprio a pergunta que havia feito há pouco, propondo uma reflexão e uma mudança de postura em relação aos cuidados ambientais.

Fiuza alertou para as consequências desses atos, que, como explicou o parlamentar, possuem altos riscos de contaminação aos rios, vertentes e ao próprio solo. Aproveitou, ainda, para defender o trabalho realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).

Os colegas vereadores Gladis Frizzo/MDB e Maurício Scalco/NOVO contribuíram com colocações sobre o assunto.

01/02/2023 - 13:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luca Roth

Ir para o topo