Voltar para a tela anterior.

Ano legislativo de 2023 no Parlamento caxiense começa nesta quarta-feira

A primeira sessão ordinária do ano será conduzida pelo presidente Zé Dambrós/PSB e terá a presença do prefeito Adiló Didomenico/PSDB, que trará sua mensagem à comunidade


A abertura do ano legislativo de 2023 na Câmara Municipal de Caxias do Sul será nesta quarta-feira (1º/02), às 8h30min. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente Zé Dambrós/PSB, que reforça o convite para a população acompanhar a plenária e as iniciativas parlamentares ao longo de 2023. “Queremos contar, cada vez mais, com a colaboração dos moradores caxienses nas sessões, nas audiências, nas reuniões de comissões e em todos os demais trabalhos que desenvolvermos em benefício da comunidade. Quanto mais participação, presencial ou online, mais amparo teremos na tomada de decisão, nos encaminhamentos de proposições e na execução de atividades de competência legislativa”, frisa o socialista.

Além do presidente Dambrós, neste ano de 2023, integram a Mesa Diretora os legisladores Olmir Cadore/PSDB (1º vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (1º secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª secretária).

Junto com os demais 22 vereadores, na primeira sessão ordinária, o presidente recepcionará o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, que vem ao Parlamento para trazer sua mensagem aos caxienses. Conforme a Lei Orgânica Municipal (Capítulo II - Seção II - Inciso VI), entre as atribuições do chefe do Executivo, está a exposição sobre a situação do município e os planos de governo no início do ano parlamentar.

Como nessa mesma data tomarão posse como deputados na Câmara Federal, os vereadores Denise Pessôa/PT e Mauricio Marcon/PODEMOS serão substituídos pelos primeiros suplentes das legendas para as quais foram eleitos: Roselaine Frigeri/PT (1.554 votos) e Ricardo Zanchin/NOVO (1.603 votos) – quando conquistou a eleição, em 2020, Marcon estava no NOVO, vindo a filiar-se ao PODEMOS em dezembro de 2022. Desse modo, Roselaine e Zanchin serão empossados oficialmente como titulares nesta primeira sessão ordinária de 2023.

De acordo com o Regimento Interno (artigo 7º da resolução n° 244/A, de 25 de novembro de 2014.), o período legislativo se estende de 1º de fevereiro a 15 de dezembro.

Nas quartas-feiras, as sessões são reservadas a grandes expedientes. Assim, neste dia 1º de fevereiro, estão designados a ocupar a tribuna no grande expediente os seguintes vereadores: presidente José Dambrós/PSB, vereadoras Roselaine Frigeri/PT e Marisol Santos/PSDB e os parlamentares Adriano Bressan/PTB e Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS.

As sessões ordinárias no Parlamento caxiense ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 8h30min. A comunidade pode acompanhar as plenárias na sede do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição); ou, ao vivo, pela TV Câmara (canal 16 da NET), pelo site: www.camaracaxias.rs.gov.br ou pelas redes sociais da Casa.

31/01/2023 - 09:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo