Voltar para a tela anterior.

CSPPS pede mais investimento no combate a crimes

À frente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, vereador Alexandre Bortoluz/PP citou a necessidade de mais efetivo policial e rapidez no cercamento eletrônico em Caxias


Mais policiais e melhor estrutura integram os pedidos que a Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) do Legislativo caxiense vai reafirmar aos órgãos públicos dos diferentes níveis governamentais, no intuito de evitar que os crimes contra a vida aumentem ainda mais na cidade. Eis o encaminhamento da reunião pública que o grupo parlamentar promoveu nesta segunda-feira (30/01), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, após Caxias registrar 12 homicídios nos 23 primeiros dias de 2023. “Conclamamos os vereadores da base dos governos municipal e estadual a nos ajudarem na solicitação de mais efetivo. Da última turma de formados, só um militar veio para o município. Na Polícia Civil, vieram somente cinco. E estamos falando de uma cidade com quase 600 mil habitantes”, frisou Alexandre Bortoluz/PP, presidente da CSPPS. O parlamentar também reivindicou agilidade no cercamento eletrônico e nas condições de atuação da Guarda Municipal.

Além de Bortoluz, fazem parte da Comissão os vereadores Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Sandro Luiz Fantinel/PATRIOTA e Velocino Uez/PTB. No encontro de hoje, o presidente do Legislativo, parlamentar Zé Dambrós/PSB, fez questão de ratificar o compromisso da Casa em debater temas preocupantes, como da insegurança, tendo em vista a busca de melhorias à sociedade.

Diversas autoridades da área foram convidadas pela Comissão e compareceram, ressaltando que ações estão sendo promovidas para proteger a população. De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Augusto Cavalheiro Neto, embora tenha ocorrido uma subida exponencial de mortes neste início do ano (12 até dia 23 de janeiro, sendo que três foram feminicídios), a comunidade não precisa se apavorar. “Queremos tranquilizar, pois a situação está sob controle”, garantiu. Segundo ele, o índice estancou depois do dia 23 graças a ações ostensivas e de inteligência.

No entendimento do delegado, toda vida importa e, por isso, um trabalho preventivo é feito. Cavalheiro mencionou que 2022 houve o menor índice de homicídio em 20 anos e a Organização das Nações Unidas/ONU recomenda, na perspectiva de países de desenvolvimento, até seis crimes desse tipo/mês ou um homicídio para cada 100 mil habitantes. O subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Wagner Carvalho, também mencionou a redução histórica de assassinatos do ano passado e classificou janeiro de 2023 como atípico, mencionando que oito dos 12 crimes têm ligação com o tráfico ou com o consumo de drogas. “Estamos trabalhando, inclusive com batalhão de aviação, para saturar o crime onde ele está acontecendo”, informou o major.

Representando o 4º Batalhão de Polícia do Choque (BPChq) no encontro, o subcomandante Rogério Schuh dos Santos valorizou as ações integradas que resultam na apreensão de armas e entorpecentes. Explicou que o BPChq conta com uma tropa especializada.

De parte da prefeitura, marcaram presença o chefe de gabinete, Cristiano Becker da Silva, e a secretária interina da pasta de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPS), Suely Rech. Becker explicou que o município tem apostado bastante na prevenção ao uso de drogas. Suely informou que o processo do cercamento eletrônico está sendo planejado há dois anos e se encontra adiantado. A ideia é que se transforme em uma ferramenta de auxílio nas demandas da segurança. Quanto aos casos de feminicídio, a secretária relatou que o município possui uma rede de proteção grande e que procura fortalecer as mulheres para que não se tornem vítimas, estimulando-as a denunciarem agressões para se ampararem e receberem, por exemplo, as medidas protetivas. Em termos de proteção social, Suely acrescenta que a prefeitura está desenvolvendo atividades de capacitação dos jovens para evitar que não caiam na drogadição.

Responsável pela 2ª Coordenadoria Geral de Perícias, Airton Kraemer pontuou que os assassinatos estão ocorrendo em cidades vizinhas, como Carlos Barbosa, e não só em Caxias. Ele explicou que é função da unidade fornecer as provas técnicas. O coordenador trouxe para a discussão outra temática que tem preocupado, que é o suicídio. Conforme Kraemer, neste ano, já foram registrados 10 casos.

 

Posicionamento dos parlamentares presentes

Os vereadores Maurício Scalco/NOVO, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Estela Balardin/PT, Roselaine Frigeri/PT (que assumirá a titularidade nesta quarta-feira), Tatiane Frizzo/PSDB e Velocino Uez/PTB participaram da reunião e externaram seus posicionamentos. Scalco entende que o monitoramento eletrônico fará a diferença. Contou que Joinville/SC, cidade similar a Caxias, conta com 1700 câmeras, enquanto o território caxiense está com 20 e nem todas funcionando. O parlamentar pediu atenção do município especialmente na Praça Dante Alighieri. Fantinel avalia que é preciso coibir a entrada de celulares nos presídios, de onde muitos criminosos atuam.

Roselaine considera necessário investir em políticas públicas que garantam maior autonomia e proteção às mulheres, para evitar que novos feminicídios aconteçam. Na sua ótica, muitas vezes o gatilho é puxado quando se reforça o machismo e o patriarcado. Por isso, defende os direitos das mulheres e o respeito à Lei Maria da Penha. A parlamentar Estela Balardin/PT cobrou melhor estrutura às equipes funcionais ligadas à segurança pública, como a Guarda Municipal, e reforço na proteção ao público feminino.

O republicando Elisandro Fiuza enfatizou a relevância do trabalho integrado das polícias e entidades. A vereadora Tatiane se disse assustada com o avanço dos casos de feminicídio neste 2023 e colocou a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) disponível para a realização de campanhas permanentes de combate a esse tipo de crime. Entretanto, reconhece que as forças policiais estão atuantes e pontuou o empenho do governo do Estado em termos de investimentos e contratação de agentes para a segurança. Disse que foram chamados 2 mil agentes penitenciários e que tentará trazer para Caxias o projeto de colocação de tornozeleiras eletrônicas em agressores para auxiliar nas medidas protetivas às mulheres. A vereadora também salientou o engajamento do Grupo Mulheres do Brasil, saudando as integrantes presentes na reunião.

Por fim, o vereador Velocino Uez sublinhou que a vida está sempre em primeiro lugar. No entanto, também quis saber como estão as estatísticas de roubos de carros e se disse preocupado com os pedintes de rua que agem com agressividade, principalmente, para com as mulheres. Sobre o número de roubos de veículos, o major Carvalho comunicou que, neste ano, até o momento, foram 20 casos. Quanto ao número de policiais em atividade em Caxias, Carvalho disse que são cerca de 300 e que o ideal seria um efetivo 40% maior.

30/01/2023 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo