Criação de cargos de secretário-adjunto poderá constar na LDO 2023

O projeto de lei 7/2023, que trata do assunto e partiu da prefeitura, recebeu a aprovação da maioria do plenário nesta terça-feira (17/01) e segue para sanção ou veto do Executivo

A criação de quatro cargos de secretário-adjunto na administração municipal de Caxias do Sul poderá integrar a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 (8.864/2022), conforme aval dado pela maioria dos vereadores caxienses (14x05), nesta terça-feira (17/01). O projeto de lei (PL) 7/2023 referente ao tema, que partiu da prefeitura e segue para sanção do próprio Executivo, foi apreciado durante sessões extraordinárias, em primeira e segunda discussão.

Na exposição de motivos, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB informa que a remuneração planejada para cada secretário-adjunto é de 90% do subsídio fixado aos secretários municipais (em dezembro, esse subsídio foi de R$ 14.821,65) e a criação dos cargos visa possibilitar uma melhor organização das unidades de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente. “Grande parte das pastas municipais possui orçamento maior que muitas cidades do nosso Estado e o volume de trabalho existente é muito grande, ao passo que o secretário acaba por ficar preso burocraticamente aos trabalhos das secretarias, o que inviabiliza as demais atividades junto à comunidade. Além disso, é imperioso que cada vez mais a administração busque qualificar os processos a fim de melhor atender ao cidadão”, justifica Didomenico.

Em sintonia com o argumento do prefeito, alguns vereadores se posicionaram presencial ou online, durante a plenária de hoje. “Talvez esse secretário-adjunto conseguirá nos atender e visitar os bairros”, disse Wagner Petrini/PSB, ressaltando que a iniciativa prevê readequação de valores para garantir o custeio dos salários dos adjuntos sem aumento de custos aos cofres públicos. O petebista Adriano Bressan e o parlamentar Juliano Valim/PSD também fizeram tal observação relacionada à não geração de despesas e, por isso, se colocaram em apoio ao texto. O patriota Sandro Fantinel acredita que o município estima melhorias com os novos cargos. Na mesma linha, seguiu o vereador Clóvis de Oliveira/PTB (Xuxa), recordando que outras administrações implementaram mudanças semelhantes na estrutura funcional.

A tucana Marisol Santos, o vereador Mauricio Scalco/NOVO e o petebista Velocino Uez lembraram que é prerrogativa do governo municipal pensar em alterações que facilitam a gestão. Marisol e Uez ainda responderam aos vereadores Lucas Caregnato/PT e Estela Balardin/PT que o PLC 7/2023 não faz relação com votações anteriores da Casa.

Lucas e Estela cogitaram que a criação de cargos seria um jeito de “pagar a conta” decorrente da aprovação recente da reforma da previdência municipal. Caregnato questionou por que a administração precisa de tais cargos, sendo que a exigência é só de Ensino Médio. E Estela e o parlamentar Renato Oliveira/PCdoB indagaram qual o efetivo retorno que a comunidade receberá com essa modificação, se ela realmente ocorrer, tendo em vista que há falta de profissionais, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e de mais estruturas para a Educação Infantil.

Na visão do republicano Elisandro Fiuza, a modificação requerida pelo governo Adiló é compreensível, porém, sua opinião pessoal e enquanto vereador se coloca em discordância.

Durante o debate da matéria, outros temas foram entrecruzados pelos parlamentares em suas manifestações, como a ampliação de ministérios pelo atual governo federal, a abertura de espaço para o PSB na gestão municipal e a cogitação de transferência do secretário João Uez da pasta de Urbanismo para o comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Ainda na abertura da extraordinária, foi lido o pedido de férias do prefeito Adiló a contar desta terça-feira (17/01) até 31 deste mês, período em que o tucano será substituído pela vice-prefeita Paula Ioris/PSDB.

DELIBERAÇÃO SOBRE O PROJETO DE LEI nº 7/2023

Vereador - Partido - Voto