Voltar para a tela anterior.

Presidente Zé Dambrós se reúne com integrantes de Conselhos da Saúde e do Idoso 

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira na sala de reuniões da presidência 


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB realizou na manhã desta quarta-feira (04/01), uma reunião, separadamente, com os presidentes do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre Silva e do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência e foi acompanhado pelo diretor-geral da Câmara, Rodrigo Webber. 

Na ocasião o presidente Zé Dambrós esclareceu algumas das propostas para este ano no legislativo. Um dos pontos mais importantes, na opinião dele, é que a Câmara Municipal e as Comissões realizem um trabalho integrado com os Conselhos, mantendo sempre o diálogo entre a comunidade e o legislativo por meio de reuniões e visitas parlamentares. Para ele “é muito importante ouvir os Conselhos para se criar e ter uma dimensão da cidade e daquilo que pode ser melhorado. A Câmara tem que ser parceira dos Conselhos”, ressalta.

Alexandre Silva aproveitou o encontro para apresentar uma série de demandas para a saúde, como a criação de um site para a organização, onde poderiam constar suas ações, pautas e demandas. O representante também apresentou diversas ideias com o objetivo de modernizar os processos da saúde, como a criação de um aplicativo para contendo as principais informações das unidades de saúde, entre outros serviços. Ele também sugeriu que os resultados de exames de laboratório pudessem ser consultados de forma online, assim como a retirada de medicamentos na farmácia especial e municipal.  

Em relação a reunião, o presidente do Conselho Municipal da Saúde agradeceu ao convite da Casa. “Acredito que o que a gente pontuou à presidência da Câmara, como tem uma conexão direta com o executivo, vai avançar em algumas melhorias e propostas que irão facilitar o atendimento da população”, ressalta. 

Já a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan, apresentou ao presidente do Legislativo caxiense o quadro atual dos cuidados com os idosos no município. Segundo ela, hoje é possível observar diversas mudanças que salientam a importância da participação no município na vida do idoso. Uma das mais preocupantes situações é a realidade de idosos sem referências familiares, ou seja, sem filhou ou parentes com quem ficar. 

Vanisse salientou que é preciso pensar em estratégias para que a população idosa não fique desamparada. De acordo com ela, atualmente, Caxias conta com 32 casas de repouso, sendo 2 delas filantrópicas e 30 particulares. Além desses locais, existem também os espaços de acolhimento Centro Dia, locais onde os idosos passam uma parte do dia, como Centro de Convivência Capuchinhos e o Paz e Bem. O município conta também com serviços de convivência como o a Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN) e o Centro de Convivência Tia Oli. 

Em relação a reunião, Vanisse agradeceu pela oportunidade. “Estamos na expectativa de um trabalho positivo juntos” comentou.  

Atualmente Caxias do Sul conta com 28 conselhos municipais que são responsáveis pela integração dos setores da sociedade com o poder público. São eles que apresentam as demandas e propostas e ajudam a direcionar da melhor forma os recursos do município, além de fiscalizar o mesmo. 

04/01/2023 - 17:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo