Voltar para a tela anterior.

Presidente Zé Dambrós visita local que irá abrigar o novo Quartel de Bombeiros da Zona Norte

Parlamentar acompanhou comitiva que esteve no bairro Pioneiro na tarde desta terça-feira


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós/PSB, na companhia do prefeito Adiló Didomenico, do chefe de gabinete, Cristiano Becker, do tenente-coronel do Corpo de Bombeiro Militar (5º BBM), Julimar Fortes Pinheiro e do integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte da Câmara Municipal, vereador Renato Oliveira/PCdoB, estiveram na tarde desta terça-feira (03/01), analisando, conhecendo e observado as dependências do pavilhão que abrigará a nova sede do Quartel de Bombeiros da Zona Norte. O estabelecimento está localizado na rua Vitório Fabris, nº 271, no bairro Pioneiro. 

De acordo com Dambrós, que coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma e Reabertura do Quartel de Bombeiros da Zona Norte do Legislativo, a solicitação de um novo local era um sonho para todos os moradores dos bairros da região norte da cidade. O parlamentar salienta que visitas foram realizadas a diversas autoridades, inclusive aos integrantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles, o ex-governador Ranolfo Vieira Junior, em setembro de 2022. O presidente do Legislativo recordou que naquele período, Ranolfo não mediu esforços e anunciou que o Estado iria fazer a sua parte tentando entregar o novo local para o quartel com o máximo de agilidade, apontando a possibilidade de assinar um contrato de locação de um novo prédio para a implantação do Corpo de Bombeiros pois a antiga estrutura necessitava de uma ampla reforma que custaria muito caro para o Estado e não seria viável a implantação do Quartel.     

“Tenho certeza que esta é a mais importante notícia dos últimos anos para a região norte de Caxias do Sul. Fantástico! Esse prédio é excelente pois está próximo de todos os acessos de saída para diferentes bairros das proximidades e que estarão protegidos com maior agilidade, na saída da RS-453. O prefeito Adiló colaborou e a Câmara de Vereadores fez a sua parte e tudo no final deu certo”, finalizou Dambrós.       

Na oportunidade, o comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente–coronel Julimar Fortes Pinheiro, confirmou que a entrega do novo local deve acontecer até o final do mês de fevereiro deste ano. De acordo com ele, o Estado assumiu a compra de equipamentos, veículos e efetivo que estarão à disposição da população. 

“Estou muito feliz com essa notícia devolvendo a essa região da cidade a reimplantação do Quartel da Zona Norte. Teremos 14 militares que irão trabalhar neste local que possui 450 m², contando com recursos vindos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (PISEG). Tenho a certeza que um grande evento de entrega e prestação de contas desta realidade poderá ser apresentado para toda a população e imprensa logo mais, no mês de março. Podemos até iniciar as operações no final de fevereiro”, completou o tenente-coronel. 

Destruída nos últimos anos por vândalos e habitada por usuários de drogas e mendigos, a antiga sede do Quartel, no bairro Pôr do Sol, teve sua inauguração em junho de 2011. Entretanto, a unidade foi desativada em março de 2016 pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar por falta de efetivo.  

03/01/2023 - 21:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo