Voltar para a tela anterior.

Mesa Diretora de 2023 é empossada na Câmara Municipal de Caxias do Sul

O novo presidente, vereador Zé Dambrós, prometeu harmonizar a democracia representativa com a participativa


Os vereadores da Mesa Diretora de 2023 foram empossados às 15h35 da tarde desta segunda-feira (02/01), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O grupo havia sido eleito na última sessão ordinária do ano passado, para conduzir o Legislativo, no decorrer do ano atual. O novo presidente, vereador Zé Dambrós/PSB, recebeu o cargo da vereadora Denise Pessôa/PT, que presidiu a Casa ao longo de 2022. Na oportunidade, Dambrós prometeu harmonizar a democracia representativa com a participativa.

De acordo com o presidente, serão retomadas as Visitas Legislativas, aproximando o Parlamento da comunidade. Afirmou que pretende envolver as comissões parlamentares com os conselhos municipais. “Os grupos da Casa e aqueles do município têm muitas pautas em comum, que poderão aprimorar o debate dos assuntos de interesse da sociedade”, salientou.

Dambrós atentou ser o momento da retomada do convívio social, a partir da normalidade das relações democráticas. “Temos que aprender a conviver com as diferenças. Em política, não se briga, mas se argumenta. Na própria Câmara, são 13 bancadas partidárias, que precisam atuar de maneira respeitosa”, ponderou.

O chefe do Legislativo destacou a representatividade das mulheres e das lideranças comunitárias, no contexto caxiense. “A grande maioria dos vereadores iniciou a vida pública nas associações de moradores (AMOBs)”, ressaltou. Ele garantiu que preservará essa relação. Lembrou que foi coordenador do Orçamento Comunitário, no governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (2013-2016). Citou ex-presidentes da Câmara, também oriundos do Partido Socialista Brasileiro (PSB): os ex-vereadores Edio Elói Frizzo (2008-2009), Edi Carlos Pereira de Souza (2016) e Alberto Meneguzzi (2018).

Ao longo do seu pronunciamento de 17 minutos, que se encerrou às 16h05, o presidente enfatizou que trilhará o caminho da justiça social e prometeu intensificar o pleito em Brasília, junto ao governo federal, em favor da liberação do sinal aberto para a TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET), hoje em cadeia fechada por assinatura, conforme a antiga legislação da TV a cabo. “É um direito do cidadão ter acesso gratuito, pela TV aberta, ao que acontece no Parlamento”, sentenciou.

Em alguns momentos, Dambrós se emocionou, como no instante em que interrompeu o próprio discurso e se dirigiu à plateia, para entregar uma flor à sua mulher. Na data de amanhã, ele e Vanessa Varela Rabelo completarão 25 anos como casados, sendo pais de Guilherme (23 anos) e Anelise (21 anos). 

Antes de passar a Presidência da Casa a Dambrós, a vereadora Denise Pessôa/PT fez um breve pronunciamento. Considerou um avanço o fato de o Parlamento contar com a maior bancada feminina da sua história, com cinco vereadoras titulares, sendo, além dela, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB. “Promovemos uma reconexão do Legislativo com a comunidade, num período pós-pandemia, a partir da maior edição da história do projeto Câmara Vai aos Bairros. Trabalhamos com modernização de processos e transparência. A assinatura digital foi implantada após anos de construção coletiva, no âmbito da Casa.

Esperamos que a nova Mesa Diretora implemente o aplicativo ‘Eu Voto’, para facilitar a integração popular nas decisões parlamentares”, observou Denise. No final deste mês, Denise deverá renunciar ao mandato de vereadora, para assumir como deputada federal, em Brasília.

O prefeito municipal, Adiló Didomenico, sustentou que, até o momento, a atual Administração Municipal cumpriu 82,6% do plano de governo, prometido à população. “Continuaremos com um relacionamento republicano, de respeito à autonomia dos poderes. Vivemos um dia de comemoração da democracia, melhor regime para se governar o país”, enalteceu.

A Mesa Diretora do Legislativo caxiense de 2023 conta com os vereadores Zé Dambrós/PSB (presidente), Olmir Cadore/PSDB (vice-presidente), Renato Oliveira/PCdoB (2º vice-presidente), Adriano Bressan/PTB (secretário) e Marisol Santos/PSDB (2ª secretária).

02/01/2023 - 17:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369

Ir para o topo