Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno visita Centro Especializado de Saúde

Vereador esteve com secretárias municipais da Saúde e de Governo e recebeu informação da compra de equipamentos


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT caxiense e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, esteve no Centro Especializado de Saúde (CES) na manhã desta quinta-feira (22/12). Também acompanharam a visita as secretárias municipais da Saúde e de Governo, Daniele Meneguzzi e Grégora Fortuna dos Passos, respectivamente, e servidores do CES.

 

O vereador recebeu a informação de que estão garantidos um foco cirúrgico móvel de solo e uma mesa cirúrgica mecânica, já em processo de aquisição, além de iguais equipamentos, que deverão chegar após nova licitação e ficarão em uma outra sala.


No ambulatório de pequenas cirurgias do CES são realizados de 600 a 700 procedimentos mensais, por exemplo para tirar um cisto e para tirar as bolsas de colostomia, procedimentos que as Unidades Básicas de Saúde não têm como fazer. Os equipamentos são necessários para dar mais celeridade e qualidade aos atendimentos, já que a mesa atualmente utilizada está precária e foi consertada pelos próprios servidores. Mesmo assim, um profissional tem que ficar segurando o equipamento, já que uma pessoa de maior peso corre o risco de cair. 

"Sei das necessidades da saúde em diversas áreas, como as UBSs, mas o CES é fundamental para dar vazão aos atendimentos e diminuir as longas filas de espera do SUS (no caso de cirurgias, cerca de 2 mil pessoas). Inclusive, não há falta de médicos mas, sim, de equipamentos mais apropriados", destacou Bueno.

Assim como Bueno, as secretárias Daniele e Grégora parabenizaram o empenho dos funcionários do CES no atendimento dos caxienses.

22/12/2022 - 17:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo