Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de homenagem ao líder comunitário Luiz Pizzetti

Ex-preso pelo regime militar morreu aos 94 anos teve placa entregue pelo Município na UBS do bairro Madureira, onde morava


Luiz Pizzetti, um dos mais importantes líderes comunitários da história de Caxias do Sul, que morreu aos 94 anos, no Natal de 2018, recebeu uma homenagem do Poder Executivo Municipal na manhã desta quinta-feira (22/12) com uma placa instalada na Unidade Básica de Saúde do Madureira, bairro onde morava. O vereador Rafael Bueno/PDT, grande amigo de Pizzetti, compareceu à solenidade, que contou com a presença de Cleia e Felipe Pizzetti, filhos do comunitarista com a esposa Yeda e outros familiares. O evento teve a presença do prefeito Adiló Didomenico, da secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, e da secretária municipal de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, além de escritor Uili Bergammín Oz, que escreveu um livro sobre a história de Pizzetti.

Em 1954, Pizzetti se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Suplente de vereador em 1964, foi preso pelo regime militar enquanto almoçava com a família e transferido para Porto Alegre. Ele permaneceu em cativeiro por 36 dias. Entre outras ações, fundou a União das Associações de Bairros em Caxias do Sul e trabalhou como sapateiro, motorista, taxista e vendedor. Atuou como presidente da Associação de Moradores do bairro do Madureira e era presidente de honra da UAB. Em 2013, foi homenageado pela Câmara Municipal com o Prêmio Caxias.

Ele também recebeu no Legislativo, simbolicamente, o título de suplente de vereador que fora cassado. Sempre que podia, estava na Câmara de Vereadores, no plenário, para onde levava os reais problemas da cidade e amplificava as discussões políticas.

"Era um amigo íntimo, uma pessoa que muito me incentivou na política e a quem devo muito. Merece todas as nossas homenagens sempre e que bom que o Município fez essa justa lembrança. Seu Pizzetti não gostava apenas de política, na qual dava um valor nobre, mas 
das pessoas, das causas comunitárias e da cidade", destacou Bueno.

Cleia destacou que o pai dedicou a vida à comunidade, para quem sempre encaminhava demandas e buscava sempre o melhor para a coletividade. O prefeito destacou que o exemplo e o legado de Pizzetti irão perdurar na memória dos caxienses, porque ele lutava pelo bem comum acima de quaisquer coisas. Amigos de Pizzetti e companheiros das suas lutas comunitárias também estiveram presentes.

22/12/2022 - 14:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo