Voltar para a tela anterior.

Seminário de Direitos Humanos começa nesta quinta-feira

A ação antecede e acontece em alusão ao Janeiro Branco


A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dá início, nesta quinta-feira (15/12), ao Seminário de Direitos Humanos. A ação, referente ao Janeiro Branco, começa às 13h30min, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

O evento será realizado em três momentos e o acesso é gratuito a toda a comunidade. Primeiramente, o painel "Vou me amar de janeiro a janeiro". Todas as pessoas que circulam pela casa são convidados a deixar uma palavra que acompanhará a todos que acessarem o painel.

Segundo instante envolve a veiculação nas redes da Câmara Municipal de duas entrevistas com os psicólogos professores da Faculdade da Serra Gaúcha. São eles: psicólogo Maiton Bernardelli, que vai tratar sobre uma apresentação realizada no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva com o título "Anos potenciais e produtivos de vida perdidos por suicídio em Caxias do Sul/RS de 1996 a 2019"; e Sarajane Lima de Oliveira, que vai falar sobre saúde mental no âmbito do trabalho e da organização.

O último momento do seminário acontece na última semana de janeiro e terá como público-alvo os trabalhadores da Câmara. O encontro também será aberto para a comunidade e a data será definida e divulgada mais adiante.

“Muito pouco se problematiza sobre as questões que envolvem as tentativas de suicídio e o suicídio propriamente dito. Agora, essa Casa legislativa tem lugar para tratar deste e de tantos outros assuntos que causam sofrimento psíquico, a Frente Parlamentar em defesa da Saúde Mental, instaurada em novembro. Essa ação do Janeiro Branco é um convite para que cada vez mais tenhamos a sensibilidade de olhar para nós mesmos com carinho”, explica a presidente da Frente, vereadora Estela Balardin/PT. Também integram o grupo os parlamentares Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB, Olmir Cadore/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Lucas Caregnato/PT e Felipe Gremelmaier/MDB.

 

14/12/2022 - 13:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo