Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno lembra os 100 anos de Bruno Segalla

Líder da bancada do PDT caxiense citou trajetória política e profissional do artista plástico


O vereador Rafael Bueno, líder da bancada do PDT caxiense, lembrou nesta quinta-feira (06/10) a trajetória do artista plástico e ativista político Bruno Segalla, que comemoraria 100 anos nesta sexta-feira (07/10). Segalla foi um grande amigo do maior líder da história do PDT, Leonel Brizola, que também completaria 100 anos em 2022. Segalla se tornou um dos grandes artistas plásticos do Estado e do País. Foi casado com Almira Segalla com quem teve cinco filhos, sete netos e um bisneto. Faleceu aos 78 anos, vítima de uma fibrose pulmonar. Em 1999, recebeu o título de Artista do Século XX para Caxias do Sul, uma homenagem da cidade em que nasceu e morreu.

Bruno Segalla foi metalúrgico, sindicalista e participou ativamente da vida cultural e política da cidade. Seus ideais socialistas o aproximaram também de nomes como Luis Carlos Prestes. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, vereador de Caxias do Sul e suplente de deputado estadual. Cassado durante a ditadura, foi preso duas vezes durante o regime militar. Mesmo perseguido pelos militares, Segalla não abandonou sua filosofia humanista, uma das características mais evidentes em sua obra. Grande parte das esculturas representa ideias e sentidos relacionados a seu posicionamento político e humano.    

Entre tantos amigos, Segalla era muito íntimo do jornalista Luiz Carlos Corrêa, da historiadora Loraine Slopm Giron, do fotógrafo Mauro De Blanco e do escritor Luiz Carlos Ponzi, com quem mantinham intermináveis conversas, noites e madrugadas adentro. Eram bate-papos geralmente no ateliê do escultor, na esquina da Andrade Neves com a Pinheiro Machado, que era ponto de encontro de grandes discussões políticas.

"É uma honra imensa estar nesta tribuna para homenagear um dos grandes expoentes da história de Caxias do Sul e do Estado, que lutou bravamente pelos seus ideias e contra a ditadura, nunca mudando de posição, ao contrário de uns e outros", enfatizou Bueno.

Homenagem - A Câmara Municipal não deixará passar em branco essa data tão especial. Nesta sexta-feira, o Legislativo será palco de uma homenagem pela trajetória centenária de Segalla, recebendo familiares, amigos e colegas do escultor. Também será promovido um CinePlenário com o documentário sobre a vida do artista, produzido pela Spaghetti Filmes e chamado "As Mãos de Bruno Segalla". É aberto ao público, e começará às 10h, no plenário do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1.323, bairro Exposição).

Obras - Algumas obras de Bruno Segalla figuram como monumentos públicos em vários locais de Caxias do Sul:

06/10/2022 - 12:07
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo