Voltar para a tela anterior.

Escola Santa Lúcia visita Câmara de Vereadores

O encontro aconteceu em comemoração à Semana do Legislativo, celebração dos 130 anos do Parlamento


Na manhã desta quinta-feira (29/09), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia, localizada na Avenida Antonio Frizzo, 573, distrito De Santa Lucia Do Piai, participou de uma visita guiada, por meio do projeto “A Casa é Sua”, ao legislativo caxiense. O encontro também aconteceu em comemoração à Semana do Legislativo, celebração dos 130 anos do Parlamento, e contou com a presença de 43 alunos da 6ª série.

Os estudantes, com idades de 11 e 12 anos, conheceram a Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, o plenário, ocuparam as cadeiras dos 23 vereadores e aprenderam um pouco mais sobre o trabalho do Poder legislativo, os partidos e o seu funcionamento. A presidenta Denise Pessôa/PT a visita para conversar com os visitantes e ressaltar a importância da sua presença, “Para nós é muito importante receber vocês, quando a gente criou o projeto A Casa é sua era pensando em vocês virem e conhecerem a Câmara de Vereadores” comenta. Além disso, a parlamentar ainda respondeu aos questionamentos dos jovens.

Durante a conversa foi levantado temas sobre a saúde mental das crianças após a pandemia. Por fim, Denise convidou os presentes a participarem da próxima edição do Câmara Vai aos Bairros, que ocorre no distrito de Fazenda Souza. O parlamentar Ricardo Daneluz/PTB, também participou da visita e salientou o papel dos representantes do interior do município no Parlamento.

Por fim, os visitantes receberam um Almanaque do Legislativo, projeto da estagiária de jornalismo da comunicação da Casa, Bruna Giusti, que contem histórias e informações sobre a Câmara Municipal, junto com atividades e desenhos para que as crianças saibam mais sobre a Legislativo de uma forma didática.

Os estudantes de 11 anos, Maria Isabela Fiorini Mantovani e Breno Thierry dos santos da Silva, comentaram a visita, “Achei bem bonito lá dentro, acho importante conhecer” e “Muito Legal”. A professora Gabriela Fiorini também salientou a importância dos alunos conhecerem o espaço, “Nós, enquanto escola, principalmente por estarmos no interior, temos priorizado tanto a Prefeitura como a Câmara de Vereadores para que eles possam conhecer esses espaços que influenciam tanto na nossa vida como um todo. E para que eles possam estar sabendo de onde vem as leis, todos os recursos que influenciam na nossa vida no interior” relata.

O projeto “A Casa é Sua” é uma iniciativa da Mesa Diretora de 2022, presidida pela vereadora Denise Pessôa/PT, e tem como objetivo ampliar a presença e o conhecimento dos caxienses em relação ao Legislativo. Também integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário).

29/09/2022 - 14:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo