Voltar para a tela anterior.

PEM promove Cine Debate alusivo ao setembro amarelo

O objetivo do encontro é ampliar e fomentar o debate acerca do documentário Estamira do diretor Marcos Prado


A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) promove nesta quarta-feira (28/09) o Cine Debate alusivo ao setembro amarelo. O encontro, que tem como objetivo ampliar e fomentar o debate acerca do que emerge o documentário Estamira, acontece ás 19h30 no Plenário Deputado Nadyr Rossetti. A ação estava prevista para o Agosto Lilás mas precisou ser transferida para o mês de setembro.

As convidadas para debater o tema são a advogada especialista em direito de família, escritora, estudiosa e palestrante de questões de gênero e violência doméstica Mônica Montanari e Sônia Rossetti, psicóloga clínica e Servidora pública municipal, especialista em Terapia Familiar e Psicologia Escolar, Titular da Coordenadoria da Mulher em Caxias do Sul.

O documentário “Estamira'', do diretor Marcos Prado tem como protagonista uma senhora de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais e vive no aterro sanitário de Jardim Gramacho, Rio de Janeiro, onde mora a mais de 20 anos, local conhecido pelos moradores próximos, como abandonado pela sociedade. Ela consegue sobreviver de restos produzidos pelo lixão. É num cenário repleto de restos como a própria Estamira diz, que surge esta mulher, vítima de sofrimento mental. A realidade devastadora e excludente revela de forma análoga como são tratados os doentes mentais. Tudo aquilo que não entendemos ou não aceitamos, excluímos.

A vereadora Estela Balardin/PT, presidenta da PEM ressalta a importância de falar sobre uma políticas para mulheres, principalmente quando se trata de saúde mental “A gente acredita que o documentário se liga muito com a questão do setembro amarelo, sobre a importância de falar sobre a saúde mental e do combate ao suicídio.  Estamira é uma mulher que tem problemas psicológicos expressa durante o documentário todos os seus pensamentos e questões que permeiam a sua vida” comenta.

27/09/2022 - 13:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo