Voltar para a tela anterior.

Semana do Idoso começa com painel sobre o repasse de impostos para Fundo Municipal do Idoso

Comissão do Legislativo organizou encontros alusivos ao setor


Abrindo a programação especial da Semana do Idoso na Câmara Municipal, a Comissão do Idoso (CI) promoveu, nesta segunda-feira (26/09), o primeiro painel em alusão ao setor. O encontro discutiu a destinação do imposto de renda ao Fundo Municipal do Idoso. Entre outros presentes, estavam a vereadora-presidente do grupo parlamentar, Tatiane Frizzo/PSDB, e Gilson Almeida, representante regional de Cidadania Fiscal da Receita Federal.

Ao longo do bate-papo, Gilson esclareceu alguns questionamentos levantados pela parlamentar e pela comunidade caxiense, em uma ação produzida pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET), que foi às ruas reunir as principais dúvidas que cercam esse assunto. Tatiane aproveitou o tema para instruir a população em uma das principais problemáticas que se constatou. Segundo a vereadora e, corroborado por Gilson, o repasse de parte do imposto de renda da pessoa física para fundos do idoso não são um acréscimo no pagamento, mas, sim, uma destinação de uma porcentagem do valor que já teria que ser pago.

Realizada anualmente, a Semana do Idoso 2022 traz como slogan a frase: “Cuidar de quem cuidou de você”. A programação é prevista na lei municipal 2.511, de 2 de outubro de 1979. Neste ano, a Comissão do Idoso da Câmara Municipal promove, entre os dias 26 e 30 de setembro, uma semana de painéis e bate-papos com convidados especiais, para falar sobre os direitos e temáticas acerca da pessoa idosa.

De acordo com o painelista, as ações da Câmara representam uma assertividade na abordagem dos temas. “A informação chega a todos a partir dessa programação. Aqui, é a Casa do Povo”, destacou Gilson, que ainda enfatizou a participação da comunidade nos assuntos da pessoa idosa: “Incentivamos não só o repasse da porcentagem permitida no imposto, mas a participação na prática das pessoas que desejam ajudar os idosos da cidade”.

Além da vereadora-presidente Tatiane Frizzo/PSDB, compõem a Comissão do Idoso os vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos, Gilfredo De Camillis/PSB, Gladis Frizzo/MDB e Rafael Bueno/PDT.

As atividades propostas pela comissão serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube), além de compor a programação da TV Câmara. Nesta terça-feira (27/09), o painel “A história do Lar da Velhice São Francisco de Assis” será promovido por Oidi Galeti, presidente da instituição.

Confira a programação completa da Semana do Idoso do Legislativo:

27/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: A história do Lar da Velhice São Francisco de Assis, com Oidi Luiz Galeti e vereador Rafael Bueno.

28/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Convívio social como melhor remédio, com Marisa Perini e vereadora Gladis Frizzo.

29/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Conscientização e lazer para a terceira idade, com Elisabeth Padilha e vereador Gilfredo De Camillis.

30/09 – 13h30

Local: Sala Geni Peteffi

Mediação: Vereadora Tatiane Frizzo

Painel: Idosos - retomada da vida pós-isolamento social, com Franciele Legnaghi e vereador Elisandro Fiuza.

26/09/2022 - 12:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Pedro Herique dos Reis Corá

Ir para o topo