Voltar para a tela anterior.

Irmã Celsa Zucco é congratulada com o título de Cidadã Caxiense

Em sessão solene da noite desta quinta-feira, ela foi reconhecida pela Câmara Municipal


A sacerdotisa e diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, é a mais nova Cidadã Caxiense. Em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (22/09), no plenário da Casa, ela foi reconhecida pela atuação social, na cidade. Na condução da solenidade, estava a presidenta do Legislativo, vereadora Denise Pessôa.

Proponente da homenagem, o vereador Lucas Caregnato fez o pronunciamento em nome dos parlamentares da Casa. Contou boa parte da trajetória de atuação da homenageada, hoje muito dedicada ao já citado CAM. Salientou, sobretudo, o viés humano das suas ações e o cuidado que ela costuma ter, em relação a todos.

Depois de receber o diploma de Cidadã Caxiense, Irmã Celsa dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Relatou que, mesmo diante das dificuldades, procurou manter a fé em Deus. Enfatizou a confiança nas pessoas e num bem maior.

Conheça a homenageada

Irmã Celsa nasceu em 19 de setembro de 1946, filha de Genoino e Elida Zucco, vem de uma família pequena e de origem italiana. Foi criada na localidade de Caravaggio, onde iniciou seus estudos na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, instituição que a guiou para o caminho em prol da comunidade e a fez seguir para a Universidade Católica de Pelotas, no Sul do estado, para cursar Serviços Sociais.

Aos 23 anos, ingressou no Postulantado, no Instituto São Carlos, em Caxias do Sul, e continuou fazendo Noviciado e Profissão Perpétua. Em sua vida religiosa, celebrou 25 anos e 50 anos de Vida Consagrada na Congregação das Missionárias de São Carlos Scalabrinianas.

Nos estudos, a religiosa tem especialização em Educação Popular, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo; Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Fernando Pessoa/Portugal e Universidade Lutera do Brasil (ULBRA), em Canoas RS; Administração Hospitalar, pela Associação dos Hospitais do RS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre RS. Acumula diversos cursos de extensão em Migração e Refúgio, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Além disso, foi professora, coordenadora, secretária de diversos órgão e intuições de Caxias do Sul.

Atualmente, dedica seu tempo profissional ao Centro de Atenção ao Migrante (CAM), que beneficia 57 municípios da Serra gaúcha. A entidade de responsabilidade social integra a Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

22/09/2022 - 21:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo