Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos participa de reunião do SIMECS com SENAI

Encontro discutiu formação em turno inverso com o Projeto Trilhas de Aprendizagem


A vereadora Marisol Santos/PSDB participou na quarta-feira (21/09) de uma reunião do SIMECS com o SENAI. A reunião foi realizada no SENAI Nilo Peçanha e contou com uma apresentação do Projeto Trilhas de Aprendizagem, iniciativa de formação de turno inverso criada pelo SENAI Lajeado que atende hoje mais de 1200 alunos em 11 cidades.

O Coordenador técnico de Educação Profissional do SENAI Lajeado, Marcelo Francisco Schedler, destacou que o projeto busca fortalecer a formação da carreira profissional dos estudantes já a partir do 9° ano.

"O projeto chega no aluno um pouco antes do seu período de escolha do curso superior e o auxilia a descobrir a sua vocação. Conversamos com as empresas da região e oferecemos formação técnica em áreas de conhecimento em que elas estejam buscando profissionais, para que o aluno qualifique-se para o mercado de trabalho e encontre oportunidades."

O Trilhas de Aprendizagem é feito em parceria entre as empresas da cidade, poder público e o SENAI. Mariela Portz, Diretora de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Lajeado, ressaltou que o empresário que investe na parceria tem preferência na hora da contratação do aluno que passou pelo projeto.

“Nosso território em Lajeado é pequeno, nós não conseguimos trazer grandes indústrias para a região, por isso precisamos fortalecer a indústria local. Conseguimos inclusive estimular muitas meninas a participar, algo que não é comum dentro das indústrias. Hoje, metade das turmas são compostas por elas, o que nos deixa muito felizes”.

Para Marisol Santos, o projeto reforça a importância da qualificação. “Investir na educação fortalece não só o conhecimento destes alunos como também o seu núcleo familiar, o mercado de trabalho, as indústrias que irão empregá-los e a sociedade como um todo. Sei da qualidade do trabalho do SENAI e torço para que as Trilhas de Aprendizagem cheguem a Caxias e possamos transformar cada vez mais cedo a vida desses jovens e de suas famílias”.

Também participaram da reunião Cesar Augusto Modena, gerente de operações do SENAI-RS, Paulo Spanholi e Daiane Catuzzo, Presidente e Diretora-Executiva do SIMECS, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, a vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o vereador Wagner Petrini/PSB, e integrantes da diretoria do SENAI Caxias do Sul.

21/09/2022 - 15:03
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo