Voltar para a tela anterior.

Toigo aborda a política de resíduos sólidos do município

Disse que investimentos no setor fazem de Caxias exemplo nacional em coleta e separação de lixo


A presença da socióloga e coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Jussara Pires, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira, foi comentada pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a sessão ordinária de hoje (14). Ele representou a Casa na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), ocasião em que Jussara Pires apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo Toigo, dentre os principais avanços garantidos pela lei 12.305/10, a palestrante referiu a coleta sistematizada de lixo orgânico e seletivo em todos os municípios, além da extinção dos lixões até 2014. Ações que, lembrou o parlamentar, já são executadas pelo município, por meio de coleta mecanizada de resíduos e da central de tratamento em Rincão das Flores, distrito de Vila Seca, inaugurada no ano passado.

Ao referir o quanto a política de resíduos sólidos é capaz de incentivar a geração de emprego e renda, Toigo abordou projeto de lei proposto por ele, em tramitação, que institui a chamada logística reversa, entre empresas e consumidores. Entre outros fatores, o texto determina que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e a rede de assistência técnica de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos e seus componentes fiquem obrigados a receber produtos descartados por consumidores.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB também comentou sobre o aumento crescente da produção de lixo, ocasionado, segundo ele, pela mudança de hábitos da população.

14/06/2011 - 20:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo