"É a pior crise do governo municipal"

Presidente da Comissão de Saúde, vereador Rafael Bueno pede diálogo para que serviços do Hospital Pompéia pelo SUS não sejam encerrados

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense, o vereador Rafael Bueno/PDT tem intermediado conversas com o município, Hospital Pompéia e demais parlamentares para que haja uma solução para o impasse entre a instituição de saúde e a prefeitura. O Hospital Pompéia anunciou nesta terça-feira (16/08) que vai fechar a maternidade. O prazo para encerramento é de 90 dias.

Segundo a superintendente, Lara Sales Vieira, a medida vale tanto para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a rede privada. A medida visaria a manter as finanças da instituição, devido ao déficit de recursos do SUS. Neste ano, até julho chegaria a R$ 1,2 milhão. Por sua vez, a prefeitura O hospital realizava em média 140 partos/mês, 95% pelo SUS. A direção do hospital também anunciou que vai doar ao poder público os equipamentos de uso exclusivo da maternidade. Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul afirmou que recebeu com surpresa a notícia do fechamento da maternidade e entende que o descredenciamento não deve ser feito de forma unilateral, o que causará estado de calamidade pública na saúde.

"Como não está havendo diálogo entre município, precisamos intermediar esse debate, para que não chegue a uma situação grave e sem solução, que não seja por via judicial, o que será péssimo para a população que precisa do SUS. É a mais grave crise desse governo", destacou Bueno.

O vereador participou de uma reunião na prefeitura e no Pompéia nesta terça-feira, voltará à instituição de saúde nesta quarta-feira (17/08) e mediará uma reunião entre ambas as partes e demais vereadores nesta sexta-feira (19/08), na Câmara Municipal. Foram convidados para o encontro, além do prefeito Adiló Didomenico e da superintendente Lara Vieira, além de representantes da 5ª Coordenadoria de Saúde, do Ministério Público, da União das Associações de Bairros e do Conselho Municipal de Saúde.

Texto: Daniel Corrêa

17/08/2022 - 15:55