Voltar para a tela anterior.

Marisol Santos divulga campanha “Nosso Papel Depende do Seu”

A iniciativa da Codeca visa a orientação sobre o descarte correto do lixo em Caxias do Sul e foi apresentada no dia 15 de junho


A campanha de orientação sobre o descarte correto do lixo em Caxias do Sul, intitulada “Nosso Papel Depende do Seu”, foi divulgada pela vereadora Marisol Santos/psdb, na sessão ordinária desta quinta-feira (30/06). A iniciativa foi apresentada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) no dia 15 de junho e foi acompanhada pela parlamentar.

Marisol informou que a companhia coleta cerca de 430 toneladas de resíduos domésticos diariamente, sendo 360 delas de orgânico e 70 de seletivo, e enfatizou que, da porcentagem de lixo seco, apenas 28% pode ser reutilizado. A legisladora comunicou que, de acordo com dados apresentados pela empresa, existem 1300 lixões em Caxias que passam por limpeza periódica e, em comparação com 2020, esse número representa um aumento de 920 espaços.

Assim, o projeto destaca que, para a população fazer a sua parte, as pessoas devem descartar os resíduos nos dias e horários corretos da passagem do caminhão, evitando a mistura incorreta dos materiais e mantendo a qualidade do lixo. O direcionamento de materiais de grande porte como sofás, camas e eletrodomésticos para os devidos locais também é indicado para a separação correta de materiais.

A campanha é divulgada pelo site da Codeca, onde a população tem acesso a essas e a demais informações; nas sacolas plásticas dos supermercados; nos ônibus de Caxias e em caminhões da empresa. A comunidade pode conversar diretamente com a companhia através do número 3224. 8000 ou pelo aplicativo de mensagem 9215.1788.   

Por parte da Codeca, a companhia vem fazendo algumas ações para diminuir os danos. Assim, a vereadora enfatizou que a empresa vem retomando a educação ambiental, sendo atendidas, nos últimos 15 dias, mais de 300 crianças de escolas públicas e privadas, além de 120 funcionários de diversas empresas.

Os ecopontos também são iniciativas que buscam reverter os números, de acordo com a parlamentar. Isso se deve ao fato de que a iniciativa destinou 283 itens de mobílias, para pessoas necessitadas, apenas em maio de 2022. A Troca Solidária também vem ajudando a comunidade em situação de vulnerabilidade. Até o momento, já foram trocados 485 mil quilos de lixo seletivo por alimentos.

“A Codeca vai continuar fazendo todo o possível para a retomada dos seus trabalhos, mas uma coisa depende da outra. E a comunidade precisa ajudar e entender a importância dessa conscientização”, afirmou a vereadora.

O vereador Mauricio Marcon/PODEMOS destacou a importância da educação no processo de conscientização sobre o descarte correto do lixo. Já os vereadores Clóvis de Oliveira/PTB Elisandro Fiuza/Republicanos e Velocino Uez/PTB ressaltaram o papel do projeto no desenvolvimento de Caxias.  

 

30/06/2022 - 13:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Bruna Alves Giusti

Ir para o topo