Voltar para a tela anterior.

Vereadores recebem secretários municipais para tratar sobre ambulantes

O encontro ocorreu nesta quarta-feira, no plenário da Câmara


O Legislativo caxiense recebeu, nesta quarta-feira (29/06), um grupo de secretários municipais e servidores em busca de um caminho a seguir na questão dos ambulantes da área central da cidade. Desde o dia 23 de maio, a categoria está alocada em barracas e pontos específicos das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano. Nos dias de chuva, porém, há dificuldade de permanência dos vendedores nesses locais, e acabam se deslocando a outros espaços do Centro que não os mapeados para a atividade.

Diante desse contexto, o diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, avalia ser necessário muito cuidado nos próximos procedimentos porque, se houver remoção dos vendedores das calçadas e apreensão das mercadorias, poderá comprometer o projeto construído a muitas mãos. “Humildemente, viemos aqui para pedir o auxílio de vocês em termos de solução”, afirmou o diretor. “Viemos buscar o amparo para seguir com a proposta e ver o que fazer, principalmente em dias de chuva”, acrescentou o titular da pasta de Urbanismo, João Uez.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, explicou que o projeto envolvendo os ambulantes foi pensado coletivamente em fases e o objetivo final é que seja implementado um Centro Popular de Compras, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Entretanto, ele observa que há uma complexidade em seu desenvolvimento. “O trabalho é árduo, não é simples”, analisa. Também se manifestaram de parte da administração representantes da área da Segurança, registrando o recente mutirão de regularização de documentos em que quase 1 mil imigrantes participaram; da Secretaria de Governo e da Fundação de Assistência Social.    

Entre os vereadores presentes, expuseram sua opinião os parlamentares Sandro Fantinel/PATRIOTA, Alexandre Bortoluz/PP, Maurício Scalco/NOVO, Adriano Bressan/PTB, Olmir Cadore/PSDB e Mauricio Marcon/PODEMOS, os quais entendem que os ambulantes devem ser orientados e seguir as regras estabelecidas, e o município deve cumprir com a fiscalização.

Já os parlamentares Lucas Caregnato/PT, Zé Dambrós/PSB e Renato Oliveira/PCdoB entendem que o diálogo pode ser reforçado e é preciso cautela antes de usar a força para retirar quem não estiver cumprindo com o que foi acordado inicialmente, tendo em vista as dificuldades sociais pelas quais passam muitas famílias, principalmente de imigrantes. Ainda acompanharam o encontro os vereadores Gilfredo De Camillis/PSB, Velocino Uez/PTB, Ricardo Daneluz/PDT, Marisol Santos/PSDB, Tatiane Frizzo/PSDB e presidenta Denise Pessôa/PT.

 

 

29/06/2022 - 16:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo