Voltar para a tela anterior.

Lar da Velhice precisa de apoio para reformas no prédio

Da Tribuna Livre do Legislativo, o presidente da instituição, Oidi Luiz Galeti, também detalhou o atendimento ofertado aos 61 idosos atualmente cuidados


Uma reforma no prédio é o próximo passo que o Lar da Velhice São Francisco de Assis deseja dar para melhor atender os 61 idosos acolhidos atualmente, divulgou o presidente da instituição, Oidi Luiz Galeti, na Tribuna Livre do Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (29/06). Para isso, o dirigente solicitou apoio dos poderes públicos e da iniciativa privada na doação de recursos.

Antes de ressaltar a necessidade das melhorias na estrutura, Galeti fez uma contextualização do envelhecimento no país, onde, em 1960, a média de expectativa de vida de uma pessoa era de 54 anos e, hoje, é de 76 anos. De acordo com o presidente, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro se destacam em termos de população idosa, sendo 18,6% de suas respectivas populações no grupo de quem tem 60 anos ou mais.

Em relação aos familiares que passaram a reservar o tempo para cuidar de seus idosos, os números também evoluíram consideravelmente. Conforme Galeti, em 2016, eram 3,7 milhões e, em 2019, esse total chegou a 5,1 milhões.

Para o futuro, o presidente do Lar da Velhice informa que essa realidade se acentuará ainda mais, tendo em vista que o envelhecimento é um processo natural do humano. Segundo ele, em 2060, a estimativa é de que os idosos correspondam a 30% dos habitantes, ou seja, uma em cada três pessoas será idosa. “O destino dos idosos depende do destino da sociedade”, alertou Galeti, indagando que sociedade se quer daqui para frente.

Quanto ao Lar da Velhice, explicou que é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que se volta ao estímulo à vida e ao cuidado. Nesse sentido, presta assistência social e médica a idosos, ofertando diversos serviços, como fisioterapia, psicologia, atividades de convivência, entre tantos outros. O atendimento de enfermeiros e cuidadores é 24 horas e a equipe de trabalho conta com 54 colaboradores, acrescentou Galeti.

Para viabilizar as reformas no prédio da instituição, a instituição espera contribuições de poderes públicos, como as vindas por meio de emendas parlamentares, e da iniciativa privada. De acordo com Galeti, a previsão de gasto nas obras vai de R$ 8 milhões a 10 milhões. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato direto com os profissionais da instituição, pelo fone (54) 3225.1677, ou indo diretamente ao Lar da Velhice, na Rua Antônio Pieruccini, 85, bairro Marechal Floriano, Caxias do Sul/RS.  

Durante a manifestação de Galeti, na tribuna, diversos vereadores parabenizaram a instituição e sua equipe pelo trabalho de qualidade desempenhado. Entre eles: Lucas Caregnato/PT, Adriano Bressan/PTB, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Olmir Cadore/PSDB e Zé Dambrós/PSB.

29/06/2022 - 11:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo