Voltar para a tela anterior.

Adesivos que ampliam acesso para autistas no transporte coletivo de Caxias do Sul começam ser instalados

Iniciativa do vereador Rafael Bueno e mães de pessoas com TEA teve apoio da Visate e aprovação das Secretarias de Trânsito e de Proteção Social


O símbolo do autismo já começou a ser incluído no transporte público de Caxias do Sul a partir da sanção do projeto de lei do vereador Rafael Bueno/PDT feita na tarde desta segunda-feira (27/06) pelo prefeito Adiló Didomenico. A legislação prevê que o símbolo identificando Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja obrigatório nos assentos preferenciais dos veículos. O projeto, aprovado pelo Legislativo no começo deste mês, teve coautoria da advogada Andrea Argenta Stefenon e da assistente social Nicole Caprini, mães de crianças com TEA. Todos os 240 ônibus da Visate serão adesivados e a primeira leva de impressão é de 500 adesivos.

O primeiro adesivo foi colocado em um ônibus da Visate estacionado no largo da prefeitura logo depois da sanção do projeto, que teve acompanhamento de mães e responsáveis por pessoas com autismo e dos representantes da concessionária. A adoção do símbolo (um laço com estampa de quebra-cabeça) nos ônibus foi referendado tanto pela Visate quanto pelas Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade e de Segurança Pública e Proteção Social. Rafael Bueno saudou a rápida aprovação pela Câmara Municipal e sanção pelo município.

"É um projeto que pode parecer simples, mas tem enorme impacto social, principalmente no que diz respeito à acessibilidade das pessoas com TEA, porque, em muitos casos, o autismo não é visível. Muitas vezes, a pessoa não tem um aspecto visível e por isso é desrespeitada. O projeto, então, tem como objetivo ampliar a inclusão", destaca.

Rafael Bueno acredita ainda que a legislação sancionada vai ao encontro da Lei Federal 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.

"O assento preferencial é importante ferramenta para garantir acesso facilitado e também incluir com visibilidade e integração."

"O adesivo trata da inclusão de um grupo que por muitos é desconhecido e precisa cada vez mais estar visível na sociedade", ressalta a coordenadora de marketing da Visate, Jaqueline Pereira.

Para Liana Machado de Souza e Carlos Vagner Lima de Souza, pais do menino Fanger Ryan Machado de Souza, a lei é muito bem-vinda:

"Acreditamos na importância do adesivo no transporte público com o símbolo do laço autista como forma de conscientização, além de trazer maior visibilidade. Também é uma forma de entender as desigualdades, porque todos os usuários merecem respeito no transporte público. Como pais, é isso que buscamos".

Presenças -
Além do prefeito Adiló e do vereador Rafael Bueno, estiveram presentes os secretários municipais Alfonso Willenbring (Trânsito), Paulo Rosa da Silva (Segurança) e Grégora dos Passos (Governo), o vereador Velocino Uez/PTB e seu assessor Alexandre Triches. Pela Visate, vieram o motorista Pedro Bernardi, o fiscal Mateus dos Santos, o assistente de marketing Yuri de Oliveira e a analista de marketing Taíla Quadros. Também acompanharam o evento Franciele Tecchio, Fernanda Tecchio, Carla Scott, Tais Grifante e sua filha Helena Grifante Duarte, de quatro anos, Valeria Neves, Rosicler do Rosário, Liana Marta de Souza, Lucelia dos Santos Fontoura e Ivan Jose De Stefani.

Cartão para TEA -
Pais, mães ou responsáveis devem seguir o mesmo procedimento de pessoas com deficiência para tentar conseguir a gratuidade no transporte coletivo. Para isso, devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou uma entidade que auxilie PCDs (Pessoas com Deficiência) para que um médico dê um atestado.

No mesmo local, um cadastro será feito para a pessoa com TEA. Por isso, os pais ou responsáveis devem levar os seguintes documentos:

- Documento de identificação de todos os membros que moram na residência (como RG e CPF);
- Comprovante de renda de todos os membros da família com mais de 16 anos;
- Comprovante de residência ou domicílio;
- Atestado médico com CID (código da Classificação Internacional de Doenças).

Após o cadastro, os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Trânsito. Se o pedido for aprovado, ele é repassado à Visate.

*Texto: Daniel Corrêa

27/06/2022 - 16:50
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo